quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos é aprovado no Litoral

Assinatura do plano elaborado pela Secretaria das Cidades
O secretário das Cidades, Merlong Solano, reuniu-se com prefeitos e secretários da região da planície litorânea, nessa quarta-feira (30), no auditório da Prefeitura de Parnaíba.

A reunião deu continuidade às discussões sobre o Plano de Regionalização da Gestão dos Resíduos Sólidos no Estado do Piauí.
 
Na oportunidade, foi apresentado um diagnóstico com vários aspectos de como se comportariam os municípios com as mudanças apresentadas pelo plano, tais como implantação de arranjos, ponto de entrega voluntária, unidade de compostagem, central de resíduos, etc.
 
Segundo o prefeito de Parnaíba, José Hamilton, existem algumas preocupações tendo em vista o orçamento de cada município. “A Prefeitura de Parnaíba gasta 7% de sua receita líquida com a gestão do lixo. Se não tiver um sistema de transbordo nesse plano o valor poderá triplicar e será preciso ver o impacto disso sobre a despesa”, disse.
 
Na avaliação do secretário, o encontro deve ser visto sob dois pontos de vista. “O primeiro aspecto é o técnico. É preciso aproximar as prefeituras das discussões. Será que elas querem unidades de transbordo, se adequam aos pontos de entrega voluntária? A outra discussão é a questão da gestão. A lei é clara. As prefeituras que buscarem soluções integradas terão prioridade na alocação de recursos”, afirmou Merlong Solano.
 
Ao final do encontro, uma ata de validação do plano elaborada pela Secretaria das Cidades foi assinada pelos prefeitos e representantes presentes à reunião concordando com os arranjos propostos e discutidos.
 
Estiveram presentes ainda a prefeita e o secretário de Meio Ambiente de Ilha Grande, o secretário de governo de Luis Correia, o assessor de gabinete de Murici dos Portelas, secretários e moradores de Parnaíba, além da prefeita de Caxingó.
 
Com informações da Ccom 
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...