quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto realiza Educação Ambiental com estudantes do Fundamental

Escolas públicas do litoral do Piauí dos municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia receberam atividades educativas, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental como complementação das ações a serem desenvolvidas.
As escolas públicas pilotos do Tartarugas do Delta, projeto patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, foram: Maria de Lourdes Pinheiro Machado no Labino em Ilha Grande; Dr. João Silva na Pedra do Sal em Parnaíba, Deputado João Pinto no Coqueiro em Luís Correia e José Adrião em Barra Grande no Cajueiro da Praia. As atividades foram executadas no final do mês de novembro de 2011.
A atividade consistiu em trabalhar com o material educativo: folder e cartilha produzidos pelo projeto. Segundo a coordenadora Francinalda Rocha, questionamentos sobre lixo e sua importância foram abordados.
- A maioria dos estudantes respondeu que se tratava de um problema. Ao indaga-los o motivo, eles responderam que pelo odor, poluição e por trazer doenças. Porém nos chamou a atenção, o fato deles já conhecerem a utilidade que pode ter com o lixo de reciclar e reutilizar. Outro fato interessante é que poucos sabiam a origem dos materiais inorgânicos: metais, plásticos, vidro e papel – revelou Francinalda Rocha.
Para o facilitador Fiorenzo Bonetta, é preciso conhecer de onde vêm esses materiais para que estimular o consumo ordenado e evitar que a fonte esgote. Por meio de leitura espontânea foi pedido para que os estudantes explorassem o material trabalhado, através de comentários com colegas e o grupo.
- A maneira como as crianças e adolescentes compartilharam o aprendizado sobre os temas ambientais e as tartarugas marinhas nos mostrou que eles tinham grande vivência com o tema. Percebemos também a motivação dos alunos com o que comentávamos – observou a coordenadora.
Ccom – Projeto Tartarugas do Delta.
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...