Delta do Parnaíba: Principal atrativo da Rota no Piauí (Foto: Carlos Augusto Lima) |
Turismo: O destino envolve os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.
Chegou o período de férias e muitas pessoas começam a se planejar para aproveitar os dias de folga. Uma dica para quem quer curtir belas praias, dunas, ecoturismo, aventura, esportes náuticos, uma boa gastronomia e cultura, é a Rota das Emoções.
O roteiro turístico é repleto de belas paisagens e envolve três Estados nordestinos. Os principais atrativos são a praia de Jericoacoara, no Ceará; o Delta do Parnaíba, no Piauí, o único em mar aberto das Américas; e o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão.
O roteiro turístico é repleto de belas paisagens e envolve três Estados nordestinos. Os principais atrativos são a praia de Jericoacoara, no Ceará; o Delta do Parnaíba, no Piauí, o único em mar aberto das Américas; e o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão.
Nesses locais, existem atrativos para todos os gostos. Aqueles que gostam de esportes náuticos podem aproveitar os ventos fortes e o mar calmo da praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no Piauí. O lugar é conhecido por ser ideal para a prática do kitesurf. Através da união da pipa com uma prancha que se encaixa aos pés, o turista pode fazer manobras radicais sob a água. Ainda no Estado, os visitantes podem curtir também as belezas das praias do Coqueiro e Atalaia e do Delta do Parnaíba, além de vivenciar a cata do caranguejo e ver de perto o cavalo marinho.
Chegando ao Ceará, os turistas podem viajar até Jijoca de Jericoacoara, passando pela Lagoa Azul e na praia do Preá. No Maranhão, o visitante se depara com cenários de encher os olhos, como as dunas do Parque dos Lençóis. O artesanato de Barreirinhas também é um atrativo desse roteiro.
“A Rota das Emoções é sempre uma boa opção para turistas do Nordeste, do Brasil e do mundo, porque reúne três destinos importantíssimos. O sol e o mar estão presentes em todo o roteiro, aliados a riquezas naturais e culturais de cada lugar. As férias são uma ótima chance para conhecer um pouco deste Nordeste tão bonito”, destaca o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.
Durante todo o ano o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, no Piauí, Maranhão e Ceará, realiza capacitações e consultorias para os setores de hotelaria e restaurantes, visando a preparação dos colaboradores desses estabelecimentos para receber os visitantes.
“Iniciamos esse trabalho em 2005 e a cada ano ele é intensificado. Os hotéis e restaurantes dos três destinos estão devidamente preparados para receber o público visitante, como é o caso das pousadas BGK e Vila Itaquí, no litoral do nosso Estado. A qualidade do atendimento e dos serviços tem melhorando a cada ano, atraindo mais turistas para aquela região”, afirma Vasconcelos.
Para conhecer melhor a Rota basta acessar o site www.rotadasemocoes.com.br. Na página virtual é possível fazer o planejamento da viagem, escolher as cidades a visitar, os meios de hospedagem, os passeios e até a gastronomia de cada lugar.
MERCADOS
Em 2005, teve início às ações de divulgação da Rota no mercado nacional através de uma parceria entre o Sebrae no Piauí, Maranhão e Ceará, governos estaduais e Ministério do Turismo.
Em 2009, a Rota das Emoções foi eleita como o melhor roteiro turístico do Brasil pelo Ministério do Turismo, o que deu ainda mais visibilidade a esse destino.
A divulgação do roteiro no exterior teve início em 2010 com o apoio da Empresa Brasileira de Turismo, Embratur; e do Comitê Visite o Brasil. Este ano, operadoras de turismo de vários países visitaram a rota para viabilizar futuras vendas de pacotes para esse destino.
O Ministério do Turismo também elegeu o roteiro como um dos produtos que serão oferecidos aos turistas durante a Copa do Mundo de 2014.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com.br/sebraepiaui
Jornal da Parnaíba | Por Emanuela Pinto e Antônia Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário