sábado, 31 de dezembro de 2011

Ministério vai liberar recursos para contenção de dunas na Ilha Grande



O município de Ilha Grande do Piauí está sendo ameaçado pelas dunas do litoral piauiense que ameaçam engolir aquela pequena cidade do Piauí, encravada na maior ilha do Delta do Parnaíba, a Ilha Grande de Santa Isabel, onde fica o Porto dos Tatus, local por onde saem os turistas para conhecerem os labirintos do Delta e que também serve as populações ribeirinhas para entrada e saída de mercarias, sendo o principal entreposto do caranguejo-uça.

A cidade de Ilha Grande, conhecida também por Morros da Mariana, ainda conta como principal atrativo as rendas de bilros produzido pala rendeiras para passam o ofício de mãe para e filha e assim matem a tradição viva.

Para conter a ameaça, a secretaria Estadual de Meio Ambiente abriu licitação para contratação de empresa conter uma área de 131 ha de dunas localizadas próximas ao perímetro urbano do município.  O projeto contempla a contenção das dunas no município de Ilha Grande que ameaçam residências.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, já havia assinado no dia 17 de junho no Palácio de Karnak o termo de compromisso que beneficia o projeto que contará com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional/CODEVASF, referente contenção de uma área de 131 ha de dunas localizadas no perímetro urbano do Município de Ilha Grande, Estado do Piauí, além do perímetro de 6.405m, por meio de biocoberturas.

Para esta obra serão iberados recursos no valor de R$ 1.863.200,67 (um milhão, oitocentos e sessenta e três mil, duzentos reais e sessenta e sete centavos).

“Estes recursos irão garantir o desenvolvimento de ações emergenciais, como as que foram realizadas com o Programa de Contenção das Dunas da Lagoa do Portinho, onde foram empregadas técnicas pioneiras, visando a redução pelo transporte eólico da propagação dos sedimentos, no caso areias”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Macambira.
Foto/Gilson Andrade 180graus/Ilha Grande
Fonte: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...