terça-feira, 13 de maio de 2014

Parque Eólico da Ômega Energia, em Parnaíba, já opera 35 turbinas em fase de teste

O Parque Eólico Complexo Delta da Omega Energia, localizado no litoral do Piauí, começou a operar em fase de teste na última sexta-feira (9).  Segundo o diretor Paulo Barros Mattos, o complexo possui 35 turbinas eólicas, sendo que cada uma possui 90 metros de altura e gera 2MW de energia, totalizando 70MW.
“Foi construída uma linha de transmissão de 34 quilômetros para conectar a usina ao sistema elétrico da Eletrobras Piauí. A partir de hoje já possuímos três turbinas iniciando a fase de teste, e as próximas turbinas entrarão em teste nas próximas semanas”, informa, declarando que o início da operação comercial ocorrerá mediante o sucesso dessa fase de teste.
A energia produzida por estes 70MW é capaz de alimentar um município de 175 mil habitantes. “A empresa já investiu aproximadamente  R$ 300 milhões no Piauí e planeja expansões na região que podem triplicar os investimentos caso haja viabilidade econômica”, declara.
Gustavo Mattos afirma que a região Norte do Piauí pode atingir um vasto potencial eólico, porém ainda depende de soluções estruturantes quanto à capacidade de transmissão de energia para que haja alguma expansão.
O diretor destaca o apoio institucional do Governo do Estado ao longo da implantação dos projetos e garante que a ampliação é uma hipótese bastante possível, mas depende da expansão da capacidade de escoamento da energia e de questões de custo, que envolvem a política de ICMS dos equipamentos.

(Fonte: Isabel Cardos)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...