sábado, 24 de maio de 2014

Projeto APA Viva realiza Roda Griô para resgate de histórias em Macapá

A Comissão Ilha Ativa (CIA), por meio do projeto APA Viva, realizou no último dia 10, um evento de Roda Griô na comunidade de Macapá em Luís Correia. O evento provocou momentos de reencontro com o passado para o resgate e valorização da história social daquela comunidade.
DSC_0124
Com a utilização de simbologias como a cadeira do contador, o barquinho de pesca, a concha e outros, fizeram com que os moradores voltassem ao passado pelo uso da oralidade. Demostraram assim, por meio das histórias contadas, que são ricos de saberes e fazeres e que essas narrativas devem ser reveladas para firmar a identidade daquele povo.
Essa ação aconteceu com muita animação dos moradores, na presença de músicas, danças e cantigas de roda. Nesse clima foram contadas as histórias e memórias da comunidade de Macapá por esses guardiões que possibilitam a sobrevivência dessa cultura. E o melhor de tudo, com a participação de muitas crianças, pois elas representam o futuro e a continuidade desse patrimônio cultural.
No evento houve um momento dedicado aos filhos para homenagearem suas mães, por ocasião do dia das mães. Foi um momento de muita emoção.
Essa roda de Contação de Histórias foi possível por meio da ação conjunta da CIA, pelo Projeto APA Viva, apoiado pela Fundação SOS Mata Atlântica por meio do programa Costa Atlântica e pela Associação de Moradores de Macapá, comunitários e alunos da escola Prof. José Elias dos Santos. A CIA agradece a participação e apoio de todos os moradores de Macapá.

DSC_0155
DSC_0055
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...