sábado, 17 de maio de 2014

Em visita a Parnaíba, Dilma garante Minha Casa Minha Vida 3


Imagem: Tacyane Machado
A presidente da república, Dilma Rousseff (PT), foi recebida por uma multidão no Conjunto Habitacional Dom Rufino, que compreende o Rosápolis A e B. A chefe de estado chegou a cidade de Parnaíba na tarde desta sexta-feira (16) para compromisso assumido com novecentos e oitenta e duas famílias que receberam suas moradias.

A primeira atividade da presidente ao chegar ao residencial foi a de fazer entrega de uma das residências para um casal de jovens, pais de duas meninas. Dilma adentrou a casa, que já estava mobiliada e cumprimentou os novos moradores do Bloco E-2, casa 12.

Dilma chegou ao local acompanhada de várias autoridades políticas, entre elas, o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, o governador do Piauí, Zé Filho, os senadores Wellington Dias e Ciro Nogueira, deputados estaduais e federais, entre eles, Paes Landim, Assis Carvalho, Jesus Rodrigues, Juliana Moraes Souza, dentre outros. Na comitiva presidencial, também estavam os ministros da Educação, Henrique Paim e das Cidades, Gilberto Occhi.

Ao subir no palanque montado para a cerimônia presidencial, a presidente foi bastante aplaudida por milhares de pessoas que se fizeram presentes no evento. Durante a solenidade, discursaram o anfitrião da festa, o prefeito Florentino Neto, a Ministro das Cidades Gilberto Occhi, o governador Zé Filho e a presidente Dilma.

Em seu discurso, Florentino agradeceu os investimentos realizados pelo governo federal no município de Parnaíba e afirmou, que Dilma Rousseff foi a presidente que mais investiu no município. O prefeito lembrou que desde o governo Lula houve uma expansão da universidade, e que isso teve continuidade com Dilma, dando ênfase ao curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí aprovado pelo Ministério da Educação.

Florentino Neto defendeu em sua fala, a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Desta forma, o centro universitário passaria a ter autonomia e ficaria mais apto ao crescimento e investimentos. 
Ele defendeu o governo Dilma, ressaltando que a presidente tem administrado o país em princípios primordiais, como a ética, combate à corrupção e a erradicação da pobreza, através das políticas públicas ofertadas pelo governo federal.
“Hoje, a cidade de Parnaíba, por meio de uma parceria com o governo federal tem 85% da cidade com saneamento básico concluso. Nós temos o maior indicador de saneamento no Estado do Piauí”, enfatizou.
O prefeito também disse que por meio da parceria da administração municipal junto ao governo federal, foi possível a construção de creche, e ainda será construída novas creches, Projetos de Drenagem, Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), Unidades Básicas de Saúde, além de outras obras.
Florentino também pediu a presidente que possa trabalhar em prol do término do Porto de Luís Correia, primordial para o desenvolvimento econômico do litoral piauiense e cobrou também a ferrovia para o Estado.
“Por meio do Residencial Dom Rufino, foram investidos quantias superiores a 200 milhões de reais, onde foi possível o aumento da empregabilidade. O Minha Casa Minha Vida é o maior programa habitacional do mundo”.
A parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) não foi esquecida por Florentino, que disse que a instituição é um banco do povo brasileiro, que tem facilitado o acesso da população à moradia e ao crédito. Além desta parceria, foi lembrada da Polícia Federal e Ministério Público que agiram na fiscalização de todo o processo do Minha Casa Minha Vida para garantir a segurança de todas as etapas do programa.
“Estou orgulhoso, porque Parnaíba é campeã no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, superamos o números de inscrições de todo o estado do Piauí e a nossa meta é sempre bater recordes”.
Florentino Neto finalizou o seu discurso tratando sobre o Título de Cidadania Parnaibana e Mérito Legislativo requeridos e aprovados na Câmara Municipal de Parnaíba ainda no ano de 2009, quando Dilma ainda era Ministra da Casa Civil. “Presidenta, você é merecedora do título, porque se revelou uma grande mulher brasileira e agora, uma parnaibana”.
O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, ressaltou o poder de mudança do Programa Minha Casa Minha Vida na vida dessas novecentos e oitenta e duas famílias. Disse que, além da chaves da residência, esses novos moradores receberão o cartão do Minha Casa Melhor, que dá crédito de R$ 5 mil para a compra de móveis para as unidades habitacionais.
Occhi fez um pedido para os beneficiados pelo programa, para que cuidem da sua conquista que é a residência, mas que não vendam, não troquem e não aluguem. “Isso não pode ser feito por um período de dez anos, porque se acontecer será uma via ilegal. Se fizer, vai perder o beneficiário e quem comprar, porque é um imóvel subsidiado pelo governo federal”.
Algumas famílias foram chamadas ao palco para receber as chaves da residência no conjunto habitacional, que foi o caso da chefe do lar, Ana Carla Pereira Sirqueira, que recebeu o benefício das mãos do prefeito Florentino Neto.
O governador do estado, Zé Filho, também fez o uso da palavra e falou sobre investimentos do governo federal no estado e disse que em ocasião particular, fez dois pedidos a presidente da república, Dilma Rousseff.
A última a se pronunciar, foi a presidente do Brasil, que agradeceu aos vereadores Reinaldo Filho e Beto Teles pelo título de cidadã parnaibana, ressaltando que é uma honra ser cidadã do município de Parnaíba. Dilma falou sobre a vontade de conhecer mais a cidade e ressaltou o Delta do Parnaíba, destacando o destino turístico como um dos mais importantes do país.
Ao destacar, o Minha Casa Minha Vida, Dilma disse que o governo vai lançar a terceira fase do programa. "O programa vai continuar e as pessoas que não obtiveram (uma casa nas edições anteriores) têm que saber que nós estamos discutindo o Minha Casa, Minha Vida 3", disse a presidente, durante cerimônia de entrega de chaves do programa em Parnaíba.
Dilma aproveitou para falar dos serviços da Eletrobras no Piauí, e disse que o governo vai trabalhar para que a energia seja de qualidade, para todos e barata. Ela falou também sobre o Porto de Luís Correia, e disse que esse está incluso no Programa Aceleração do Crescimento – PAC e que deverá ser viabilizado para o litoral piauiense, ressaltando que o porto e aeroporto serão vias fundamentais para o escoamento de produção de Parnaíba e cidades vizinhas.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...