domingo, 25 de maio de 2014

CIA participa do workshop Pesca Para Sempre em Brasília

A Comissão Ilha Ativa participou do Workshop Pesca Para Sempre: uma introdução a metodologia Pride a favor da pesca sustentável no Brasil, evento realizado pela RARE em Brasília/DF, nos dias 19, 20 e 21 de maio. Esse workshop foi voltado a apresentação da metodologia de trabalho que a RARE utiliza em diversos projetos espalhados pelo mundo, e que estão sendo iniciados nas Filipinas, Indonésia, Belize, Moçambique e no Brasil, por possuírem alto nível de biodiversidade marinha.
DSC_0549
O objetivo do workshop foi apresentar e sensibilizar as instituições participantes para participarem e desenvolverem a metodologia, a partir da discussão de seu potencial de aplicação, baseada na mudança de comportamento das comunidades costeiras das RESEX Marinhas e Costeiras denominado Programa de Campanhas de Orgulho.
Esta metodologia é baseada numa espinha dorsal que atua na mudança de comportamento para a conservação ambiental, buscando unir o conhecimento, a atitude pessoal, a comunicação interpessoal e a remoção de barreiras, para esta mudança de comportamento e redução das ameaças, e assim conseguir um resultado de conservação (mais informações em www.rare.org).
Participaram deste workshop cerca de 10 lideranças de Reservas Extrativistas Marinhas, como Prainha do Canto Verde, no Ceará; Canavieiras, Corumbau e Cassurubá, na Bahia; Cururupu, no Maranhão; Mãe Grande de Curuçá e São João da Ponta, no Pará; Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro; Mandira, em São Paulo; Pirajubaé, em Santa Catarina e Delta do Parnaíba, Piauí/Maranhão; além de servidores do ICMBio, e representantes de ONGs, institutos de pesquisa e instituições de fomento, como Bloomberg Philantropies e Fundação Rockefeller. As RESEX estavam representadas também pela CONFREM (Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas), movimento social de grande importância para o desenvolvimento da Pesca Artesanal no Brasil.
“O workshop foi realizado com muito dinamismo, por equipe conhecedora da metodologia e com facilidade de condução do processo, apesar de serem em sua maioria mexicanos e não falarem português, e o resultado foi muito positivo, apesar de ainda não ser simples sua aplicação, devido a adequação da proposta ao trabalho já desenvolvido no Brasil por diversas instituições pelos próprios pescadores e pescadoras”, disse Leandro Inakake, representante da Comissão Ilha Ativa.
Já o comunitário Juvenal Gaspar, da RESEX Marinha Delta do Parnaíba, “o evento foi de grande importância para nós pescadores que muitas vezes estamos distantes do que estão realizando em outras RESEX pelo Brasil, com certeza a partir desse encontro iremos nos aproximar da CONFREM e desenvolver com nossa comunidade diversas ações na nossa RESEX”.
Como forma de encaminhamento, a CONFREM irá dialogar com suas bases para saber de que forma será possível participar desta proposta, seja em RESEX mais desenvolvidas ou em outras que ainda não possuem um nível de organização grande.
Aproveitando o espaço, integrantes da “Teia de Redes de Apoio a Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar”, informaram sobre a proposta de facilitação de diálogo entre as diversas redes que atuam com a pesca artesanal no Brasil, com foco na informação e formação (capacitação), buscando o fortalecimento das conexões destas redes, potencializando-as, e buscando também a “unidade na diversidade” das diversas instituições.
DSC_0544 DSC_0535 DSC_0546 DSC_0533
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...