terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Oficina festiva com público-alvo da área de abrangência do Projeto

A equipe de educação ambiental do projeto Tartarugas do Delta em comemoração aos dois anos de atuação do projeto patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, realizou no dia 7 de dezembro a oficina festiva de educação ambiental com o objetivo de integrar saberes socioambientais das instituições de ensino, por meio das lições apreendidas nos municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande (no estado do Piauí); e Araioses (Canárias) no estado do Maranhão.

Esse evento reuniu 100 participantes entre discentes e docentes envolvidos nas atividades socioambientais como alunos, professores e secretários de educação dos cinco municípios de atuação do projeto.
O evento teve inicio com a acolhida musical, onde se convidava os participantes dos municípios a se apresentarem aos demais convidados, posteriormente o coordenador geral do Projeto Leandro Inakake e a coordenadora técnica Werlane Magalhães cumprimentaram e saudaram aos presentes e realizaram breve apresentação das atividades já realizadas; e também os Secretários (as) de Educação falaram da importância da parceria de ações de conservação ambiental e da satisfação em poder ter contribuído para formação dos discentes e docentes em EA.
Nesse espaço foi lançado o documentário das ações do projeto Tartarugas do Delta com os resultados e depoimentos das três linhas de atuação: monitoramento das tartarugas marinhas, educação ambiental e geração de renda.
A oficina festiva aconteceu de maneira lúdica e integradora marcada por diversão e alegria, com danças e cantigas de animação que estimulavam a participação dos convidados. Para relembrar a sensibilização realizada pelo projeto em cada município ocorreu a contação de história “Na terra ou no mar tartaruga quer o mar”, que fazia todos pensarem nas atitudes em relação a proteção aos animais marinhos.
Das atividades que aconteceram nesse dia estava a leitura das redações classificadas em primeiros lugares com a modalidade carta sobre as tartarugas marinhas que foram selecionadas no concurso de redação lançados projeto Tartarugas do Delta. E para compartilhar as experiências realizadas cada município aconteceram apresentações culturais pelos discentes como: declamação de poesias e diferente danças sobre a preservação do ambiente.
Para fechar as atividades do Projeto Tartarugas do Delta, as 11 escolas publico-alvo diretor receberam uma mandala de palha de carnaúba com a figura da tartaruga marinha e também uma faixa onde dizia “Esta escola ajuda na proteção dos animais marinhos” para ser fixado na escola como símbolo do compromisso da continuidade das ações pelos discentes e docentes.
O ultimo momento foi marcado pela premiação dos docentes que realizaram ações educativas em suas escolas de atuação, os quais elaboraram um portfólio com todas as atividades desenvolvidas de educação ambiental com os alunos e comunidade escolar, onde foram selecionados pela equipe técnica do projeto. De 20 portfólios elaborados foram premiados oito, onde os professores receberam uma cesta no formato de tartarugas marinha juntamente com squeez. E também ocorreu a premiação dos primeiros alunos colocados no concurso de redação.
A oficina foi encerrada com a Biodança música “Peixinho do mar” onde com uma roda os participantes de mãos dadas, cantaram e dançaram unificaram os objetivos do encontro – integrar conhecimentos e cuidar do ambiente. Após esse momento foi oferecido um jantar de confraternização.
Fonte/comissaoilhaativa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...