terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Contando a nossa história na praia Pedra do Sal

Neste mês de dezembro na comunidade de Pedra do Sal em Parnaíba (PI), se reuniram pessoas da comunidade e visitantes de Teresina, sede de Parnaíba e moradores da região em uma roda para ouvir histórias sobre Pedra do Sal.

O momento se deu primeiro com a apresentação dos presentes por meio de uma integração, seguida foram cantandas ao som de instrumentos musicais musicas que relembraram o tempo antigo. Ir a
beira do mar e fazer uma conexão pessoa e natureza fez com que cada
participante sentisse a brisa do vento do final de tarde, a areia e a água nos pés onde numa ciranda foi celebrada a vida.
Em seguida foi falado sobre o significado da roda griô, seu objetivo e como funciona onde ficou determinado que quem sentasse na cadeira do contador desejaria falar e este seguraria em suas mãos a simbologia – uma concha grande do mar.
A conversa iniciou com a queima da fogueira onde saíram historias que envolveu o cheiro do mar, o som do trem que passava para as praias, as aventuras na pesca e até histórias de aparições de pessoas e de navios e de botijas surgiram. E o final nesse ultimo dia se deu pela diminuição do fogo da fogueira.
Para finalizar esse encontro foi ouvida a musica do mar onde os presentes passaram a dançar ao som do vento e das ondas. Em seguida todos se abraçaram agradecendo por tudo que vivenciaram.
E a celebração de tudo ainda se deu com a partilha de peixe assado na fogueira trazido pelos pescadores.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...