sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Como podemos nos organizar e tornarmos consumidores conscientes?

Vivemos um momento onde o consumismo está ultrapassando os limites, consumimos de forma alienada e sem necessidade, muito por falta de informação, mas muito também devido às influências das mídias e sociedade para o consumo.

De acordo com Hungry Planet, 2005, “O problema não é consumir, o problema é a forma com que o fazemos. O consumo não pode ser encarado como vilão. Ele é fundamental para a circulação de moeda e manutenção da estrutura econômica.”, ou seja, nosso padrão de consumo e produção está desequilibrado e é nisso que precisamos centrar para dialogarmos e construirmos uma proposta diferente de consumo.
Pensando nisso, a CIA realizou no último dia 10, na Universidade Estadual do Piauí, em Parnaíba, uma sensibilização sobre o consumo consciente. O objetivo foi iniciar conversas sobre o tema consumo consciente e a partir disso deixar os interessados construírem o grupo, seus princípios, objetivos, interesses, vontades.
A participação não foi como esperada, poucos convidados compareceram, mas quem participou fez com bastante interesse e conseguiu marcar como primeiro ato a formação deste grupo.
Para iniciar foi feita uma apresentação de cada participante, depois Leandro Inakake, fez uma apresentação sobre algumas informações sobre como surgiu a ideia desta conversa e sobre o foco que foi baseado nos alimentos e sua contaminação, principalmente com agrotóxicos, para fortalecer as informações foi apresentado um filme sobre a relação entre agrotóxicos e câncer. Outro ponto bastantetrabalhado foi a relação entre nós e entre consumidores e agricultores, e a forma de constituir um grupo.
Após a apresentação diversas colocações foram realizadas pelos participantes no sentido de constituir ou não o grupo, pois existe a necessidade de compreender o que é consumo e qual nosso papel. Assim decidiu-se uma nova reunião no dia 10 de janeiro, às 19 horas na UESPI, onde cada interessado deverá trazer informações sobre consumo, porém o foco deverá ser como cada um entende o consumo, verificando o que consome e qual a necessidade que possui.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...