domingo, 23 de dezembro de 2012

CIA na inauguração do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos no CE

No último dia 20, técnicos da Comissão Ilha Ativa (CIA), participaram da cerimônia de inauguração do novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da AQUASIS (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos), localizado na Colônia Ecológica do SESC Iparana em Caucaia- CE.

 Fundada em 1994, a AQUASIS desenvolve projetos com espécies-bandeira, como o peixe-boi, animal criticamente ameaçado de extinção, realizando ações de monitoramento de encalhes, resgate, reabilitação e educação ambiental, buscando a preservação destes mamíferos marinhos que ocorrem no Ceará, norte do Piauí e noroeste do Rio Grande do Norte.
A ampliação do centro é resultado da parceria entre a AQUASIS e SESC-CE, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental; e faz-importante, uma vez que estas áreas apresentam altos índices de encalhes de filhotes de peixe-boi marinho. De acordo com os técnicos o centro será referência na América do Sul, podendo atender até nove animais ao mesmo tempo.
Estiveram presentes membros da Fecomércio, representante da Petrobras Ambiental, ICMBio (PI), Projeto Peixe-boi (PI), Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Universidade Federal do Ceará e instituições não-governamentais parceiras, como a CIA; que trabalham em prol da preservação ambiental, além da sociedade civil.
O vice-presidente da AQUASIS, Alberto Alves Campos fez uma breve explanação das ações e ressaltou a importância de parcerias entre as instituições, empresas e a sociedade para as causas ambientais ao longo dos 12 anos da instituição. “Estamos felizes pela conclusão da obra, que está de acordo com os termos das construções ecologicamente corretas”, disse o vice-presidente.
A nova estrutura do CRMM conta com dois recintos de quarentena, três recintos de reabilitação, recinto de cambiamento e isolamento, laboratório de analises clínicas, ambulatório, cozinhas, sala dos técnicos, alojamento para estagiários e técnicos, além de estação de tratamento de água e efluentes.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...