O Cine Educação é um espaço onde se exibe um filme que contêm elementos do contexto social local daquela comunidade visitada e faz por onde os participantes possam refletir sobre os problemas e desafios diários, com consequente discussão e busca de soluções conjuntas a tais problemas.
O filme apresentado aos moradores dos Tatus foi Os Narradores de Javé, que trata de uma história de pessoas simples que perdem suas casas por causa da construção de uma Barragem; no entanto o povo ali retratado não consegue se unir para enfrentar essa situação comum a todos. O vídeo ressalta a importância da união na comunidade para fortalecimento e avanços no caminho para vencer os obstáculos que surgem.
No momento de discussão, mediado pelo Sociólogo Samuel Pires, ao final do filme, os moradores dos Tatus apresentaram os problemas presentes na comunidade e a luta dia após dia pelo seus espaços de moradia e trabalho, seja pelo Avanço das dunas que ameaça soterrar as suas casas, seja pela luta pela posse da terra, pois mesmo ao morarem por décadas em terras da União, os mesmos nunca tiveram seus direitos garantidos pelo Estado.
Apresentaram também a luta por espaços antes utilizados por eles próprios, mas que agora pertencem à iniciativa privada que impede o direito de ir e vir desses moradores nesses ambientes. Esses impedimentos dificultam a busca pelo sustento financeiro e alimentício do povo, que se caracteriza como realizadores de atividades tradicionais do Delta do Parnaíba, como os catadores de caranguejos, catadoras de mariscos e catadores de frutos nativos. Eles temem pelo risco de num futuro breve não poderem mais realizarem essas atividades. Que futuro queremos para o a Comunidade dos Tatus? Precisamos unir brasas para formar uma chama viva de uma comunidade que luta!!!
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário