A Comissão Ilha Ativa, por meio do Projeto Pesca Solidária, que tem patrocínio da Petrobras, participou do Encontro Estadual do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP), no Piauí que aconteceu entre os dias 06 a 08 de junho, no Sindicato dos Pescadores Artesanais de Parnaíba (SINDPESCA / PHB). O evento foi organizado pela Coordenação Estadual do MPP, com apoio do Conselho Pastoral da Pesca (CPP), focou na organização do MPP no estado ao mobilizar e efetivar uma coordenação estadual com maior representação. A CIA atuou como facilitadora de alguns espaços, com a participação do Educador Popular, Marcelo Apel.
Os dois primeiros dias tiveram por objetivo a constituição da coordenação estadual do MPP, e os trabalhos e discussões sobre a identificação de problemas que os pescadores e pescadoras locais possuem; também a reapresentação do histórico e objetivos do MPP, que busca organizar essa categoria para lutar pelos seus direitos, fortalecer a participação do MPP no estado e construir um planejamento sobre suas ações.
Como resultado foi definido uma nova reunião com alguns integrantes que já fazem parte do MPP para que possam fechar pelo menos 6 integrantes para iniciar a coordenação estadual, dois de cada município (Ilha Grande, Parnaíba e Luis Correia). Na escolha foi levado em conta a participação de um homem e uma mulher por município, para que possam se organizar na busca de maior participação de outros pescadores.
No último dia houve uma feira no Mercado da Quarenta em Parnaíba, onde a Associação de Catadores de Marisco de Ilha Grande, Associação de Filetadeiras e Marisqueiras de Luis Correia e Associação dos Pescadores de Manjuba do Igaraçu, puderam expor e comercializar diversos produtos que já possuem, no intuito de mostrar para a sociedade que a pesca artesanal alimenta a população brasileira.
A Comissão Ilha Ativa se colocou à disposição para contribuir com o MPP estadual, principalmente na mobilização, comunicação e organização.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário