Passeio pode ser feito de lancha ou embarcações que levam até 60 pessoas. Segundo agente de turismo, visitantes apreciam animais silvestres e dunas.
Barcos transportam até 60 pessoas |
O Delta do Parnaíba é roteiro de muitos turistas que escolheram o arquipélago formado por mais de 70 ilhas para passar as férias. O local que tem 2.700 quilômetros quadrados de área reúne espelhos d´água, mangues, dunas, animais silvestres e praias paradisíacas. Segundo o agente de turismo Morais Brito, o feriado de Corpus Christi na quinta-feira (19) atraiu turistas estrangeiros e brasileiros para conhecer o único em mar aberto das Américas.
"Dois franceses também fizeram reservas para se encantar com as nossas paisagens paradisíacas. Nesse período das férias sempre aumenta o número de passeios, nem estamos no mês de julho e a demanda já aumentou. O feriado de Corpus Christi na quinta-feira proporcionou este crescimento. Chegamos a receber pessoas de Belo Horizonte, Brasília, Tocantins, Rio de Janeiro, Fortaleza e São Luiz”, contou o agente de turismo.
Edilson Morais Brito, empresário na área de turismo receptivo: "Passeio é inesquecível". |
Para o agente de turismo, o passeio pela costa do Delta é um roteiro inesquecível e uma excelente opção para os amantes da vida selvagem.“Temos uma natureza exuberante que encanta o turista. Eles ficam fascinados com os manguezais, dunas, vilas de pescadores e a culinária”, disse.
A bibliotecária Neusa Maria Cavalcante é natural de Fortaleza e chegou a Parnaíba na quinta-feira (19). Ela veio acompanhada com grupo de amigos que também não conhecem o roteiro.“Estamos muito ansiosos pelo passeio. Conhecemos pessoas que já fizeram o passeio e contaram que ficaram fascinados pelos animais e flora do local. Nossa expectativa é que tenhamos um momento inesquecível”, revelou a turista.
Turistas ficam encantados com o mundo de águas, dunas e mangue no Delta do Parnaíba |
PasseioO Delta faz parte do roteiro integrado de turismo Rota das Emoções, formado ainda pelos Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE). Uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Ministério do Turismo, que desde 2005 uniu lideranças locais, empreendedores e entidades com o objetivo de desenvolver esta região. Em 2009, o destino foi eleito o Melhor Roteiro Turístico do país.
O passeio pelo arquipélago começa pelo Porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande a nove quilômetros de Parnaíba, segunda maior cidade do estado e capital do Delta, onde todos os dias nesta época do ano lanchas e barcos levam turistas para conhecer o santuário ecológico da região. O passeio em uma lancha com capacidade para cinco passageiros custa R$ 250 e o barco para 60 pessoas custa R$ 50 por pessoa.
Edição do Jornal da Parnaíba
Por Gilcilene Araújo/G1 PI
Fotos: Darklise Albuquerque/Jornal da Panraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário