Biomade realiza curso com pescadores da comunidade da Pedra do Sal e celebra dia do pescador.
O dia 29 de junho foi escolhido como o Dia do Pescador por ser dia de São Pedro. O apóstolo era pescador e ficou conhecido como o santo protetor dos pescadores.
A profissão é difícil e que requer conhecimento da natureza para saber navegar e com suas habilidades na pescaria, utiliza a linha, o anzol e/ou redes para desenvolver a atividade que garante o seu sustento do dia a dia.
Como proposta de troca de conhecimentos o projeto Biomade realizou para os pescadores da comunidade da praia da Pedra do Sal, um curso básico de GPS (sistema de posicionamento global). Equipamento utilizado para auxiliar na atividade pesqueira. O curso foi realizado nas instalações da Escola Municipal Dr. João Silva Filho no último dia 27.
Na programação foram repassadas noções básicas de navegação, informações específicas sobre o uso e as funções do equipamento. Durante o curso,
pescadores esclareceram dúvidas em relação a configurações, utilização da bússola e comandos para marcação e localização de pontos.
“Acreditamos que essa troca de conhecimento fortalece o trabalho realizado na região da APA Delta do Parnaíba, que conta com o pescador como um dos principais colaboradores” relata Mário Neto, coordenador de embarque do projeto Biomade.
Da redação do Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário