No total, 17 iniciativas foram selecionadas, dentre elas, o Projeto FaunaMar: pesquisa e conservação de tartarugas marinhas, realizado pela Comissão Ilha Ativa-CIA, que realizará estudos ecológicos sobre quelônios marinhos e suas ameaças no litoral oeste do Ceará e estuário dos rios Timonha e Ubatuba (CE/PI).
Segundo a coordenadora técnica do projeto, a bióloga Kesley Paiva, o FaunaMar executa suas ações a pouco menos de um ano e atua de forma voluntária coletando dados sobre estes animais. “Nesta região há poucos informações científicas sobre tartarugas e o projeto vem contribuir com o levantamento destas, que são de grande importância para a conservação das espécies e seus ecossistemas” disse Kesley.
A bióloga comenta que esta é a segunda proposta da ONG Comissão Ilha Ativa-CIA aprovada pela Fundação O Boticário. “Em 2013 fomos contemplados com o projeto Senhor das Pedras – SDP, que visa a conservação do mero (Epinephelus itajara). O projeto ainda está em execução e vem apresentando resultados satisfatórios. Estamos muito felizes pela parceira e o apoio recebido da Fundação, que de fato contribuirá para o fortalecimento de nossas ações”, comenta Kesley.
A coordenadora de campo, bióloga Liliana Souza explica a importância da área de trabalho. “Esta região é considerada de grande importância biológica, visto que apresenta ecossistemas manguezais bem conservados e abriga espécies ameaçadas de extinção. Além disso, envolve quatro Unidades de Conservação (UC’s) APA Delta do Parnaíba (CE/PI), APA Municipal de Tatajuba (CE), APA Municipal da Praia de Maceió (CE) e APA Municipal Ilha da Testa Branca (CE)), onde estes dados poderão colaborar na elaboração de planos de manejo destas UC’S”.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário