terça-feira, 1 de abril de 2014

Projeto Pesca Solidária e ICMBio avistam peixe-boi em nova área de ocorrência

Na manhã desta segunda-feira, 31, pesquisadores do Pesca Solidária, projeto patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, juntamente com técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizaram uma saída de campo na praia do Arrombado, Luis Correia-PI, na proposta de registrar peixes-bois em um ponto recentemente descoberto como área de ocorrências desses animais, além de verificar a existência de novos olhos d’água, uma fonte de água doce que o peixe-boi utiliza.
DSC07562
Durante três horas a equipe observou a região e registrou um total de seis indivíduos naquela área. Dentre eles, foi avistado uma mãe juntamente com seu filhote, um comportamente importante para a sobrevivência da cria. Além disso, foi visualizado um possível acasalamento entre outros indivíduos que estavam alí.
“Para entender e determinar características comportamentais de peixes-bois requer experiência, paciência e capacitação. Seguindo alguns indícios, possivelmente, os dois peixe-bois tratava-se de um casal durante o acasalamento”, comenta Heleno da Silva, técnico do ICMBio.
Ainda segundo Heleno, acredita-se que o grupo de animais encontrado na praia do Arrombado seja diferente daquele existente em Cajueiro da Praia-PI. “Este pode ser um novo grupo. A oferta de alimento, presença de água doce e outros fatores importantes para a sua sobrevivência, possibilita a ocorrência do animal, assim não há necessidade deles migrarem para outras localidades”, ressalta Heleno.
De acordo com a bióloga do Projeto Pesca Solidária, Liliana Souza, a descoberta desses novos olhos d’água é de extrema importância para os indivíduos que ocorrem naquela área. “A CIA atua em parceria com ICMBio e AQUASIS, instituições que desenvolvem pesquisas e ações de conservação do peixe-boi marinho no Piauí e Ceará e, abraça essa causa”, comenta Liliana.

DSC07584

DSC07605
mãe e filhote
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...