quarta-feira, 15 de maio de 2013

ANP vai investigar petróleo em lotes no litoral do Piauí(Ilha Grande)


Além dos 20 lotes leiloados da Bacia do Parnaíba, sendo 14 no Piauí, para exploração do gás, realizado durante o primeiro dia de leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP), há expectativas de que o Estado possua reservas de petróleo na região litorânea. Dos 26 lotes que fazem parte da Bacia de Barreirinha (MA), dois estão localizados em solo piauiense, no município de Ilha Grande. Ao todo, o Piauí vai contar com os frutos da exploração de gás e petróleo em 16 lotes.

De acordo com o governador Wilson Martins, a realização do leilão se configura como um momento histórico para o Piauí, visto que atrairá uma grande soma de investimentos públicos e privados para o Estado, gerando emprego e renda. "Temos a previsão de R$ 500 milhões em investimentos para os próximos quatro anos, principalmente com a possibilidade de existência de petróleo no litoral. Não contávamos com essa expectativa. O leilão trará frutos importantes para o desenvolvimento do Estado", ressalta.
O interesse das empresas em relação ao potencial mineral do Piauí é tão grande, que uma das vencedoras da licitação já fez um contato prévio com o Governo do Estado, pois pretende investir na mineração, bem como outros setores. "O nome da empresa não será revelado por questões de estratégias de negócio, mas a organização pretende se instalar no Piauí em breve, gerando mais empregos. Além disso, estamos felizes porque nossos lotes foram disputados pelas melhores empresas, o que garante pluralidade e nos dá segurança", argumenta Wilson Martins.

As empresas vencedoras no primeiro dia de leilão devem começar a se instalar nas áreas de exploração piauiense a partir do mês de agosto, quando serão assinados os contratos para prospecção do mineral junto à ANP. Dez empresas participaram do processo licitatório dos 20 lotes da Bacia do Parnaíba, sendo elas: Petra Energia, OGX Petróleo e Gás, Petrobras, Galp Energia, Ouro Preto Petróleo e Gás e Sabre Internacional Energia.  

Edição: jornaldaparnaiba.com | Por Thamirys Viana
Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...