quinta-feira, 30 de maio de 2013

Apetrecho de pesca é apreendido na área do Delta do Parnaíba

MARANHÃO - Onze redes de arrasto foram apreendidas por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio/CR5/Parnaiba-PI). O uso do apetrecho de pesca é proibido, de acordo com a Portaria do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de n° 96-N, de 16 de julho de 1993. A operação foi realizada na área do Delta do Parnaíba.
Denominada de Delta I, a operação foi realizada, durante três dias, na faixa marítima de sobreposição de três Unidades de Conservação. Em uma delas, a Área de Proteção Ambiental da Foz do Rio das Preguiças - Pequenos Lençóis - Região Lagunar Adjacente, a gestão é de competência estadual, por meio da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema. As outras duas - Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e a Reserva Extrativista do Delta do Parnaíba, administrada pelo ICMBio-Coordenação Regional 5 (CR5) - são de competência federal.
Essa foi a primeira vez que órgãos ambientais, Batalhão de Policiamento Ambiental, Marinha do Brasil e Ibama/PI participaram conjuntamente de uma grande operação de fiscalização com foco no combate à pesca predatória na área do Delta do Parnaíba, no Estado do Maranhão.
Durante a operação, a Sema lavrou autos de infração com aplicação de multa prevista na legislação ambiental vigente. “O sucesso efetivo desta ação inédita, focada no combate à pesca predatória e irracional na região do Delta do Parnaíba, veio demonstrar claramente, a real necessidade de união de esforços contínuos por partes das instituições responsáveis pela gestão e fiscalização dos ilícitos ambientais praticados na região, no sentido de se garantir resultados positivos para articulações futuras desta natureza", disse a supervisora de Gestão das Unidades de Conservação da Sema, Shirley Leão.
A operação contou com a participação das técnicas da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Fabiana Correia e Marina Barros; e do representante da Superintendência de Fiscalização, Wilame Pereira, todos da Sema.
Os trabalhos foram coordenados pela supervisora de Gestão das Unidades de Conservação da Sema, Shirley Leão, e a chefe da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, do (ICMBio/CR5/Parnaiba-PI), Silmara Erthal. A operação contou ainda com o apoio logístico e operacional do Ibama/PI, do Batalhão de Policiamento Ambiental do Maranhão e por integrantes da Marinha do Brasil no Piauí e da Polícia Militar de Tutóia (MA).
Fonte:Imirante.Com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...