sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ilha Grande: Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí

Santuário em homenagem a N. S. Mãe dos
Pobres e Senhora do Piauí 
(Foto: Helder Fontenele)

A sede do município praiano de Ilha Grande fica no Morros da Mariana na Ilha Grande de Santa Isabel, a maior do Delta do Parnaíba.

Ilha Grande tem uma população de aproximadamente 10 mil habitantes. Possui uma área de cerca de 134,32 km² e um PIB per capta de 2.210,00 reais. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí. O Porto dos Tatus na Ilha Grande é por onde saem as embarcações para o passeio no Delta do Parnaíba e por isto o município é considerado o Portal para o Delta do Parnaíba,

O pesca e a cata do caranguejo-uçá são as principais fontes de renda dos ilhagrandenses. Anualmente, no mês de novembro é realizado o tradicional Festival do Caranguejo. O artesanato tem seu ponto forte nas complexas rendas de bilro produzido pelas rendeiras do Morro da Mariana.

Seus habitantes, em sua maioria católicos, e por esta razão foi construído um Santuário em homenagem a Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí. Trata-se de uma raridade e que merece ser visitado. Turistas do mundo inteiro já estiveram ali e perceberam o quão valiosa é aquela edificação e o quanto representa para a religiosidade daquele povo.

José Wilson

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...