sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Viajando pela leitura da biodiversidade da APA Delta

Durante o ano de 2015, a Comissão Ilha Ativa – CIA passou a colaborar com alfabetização e letramento com a utilização da mala da leitura e do bingo da biodiversidade da APA Delta do Parnaíba.
DSC_0137 (640x396)
            A mala da leitura foi distribuída em sete escolas públicas dos municípios de Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande, no estado do Piauí; e Canárias, no Maranhão, sendo entregues 12 malas, nas turmas de 4º e 5º anos, somente três professores não conseguiram integrar a atividade no seu cotidiano escolar. Os demais professores (as) se destacaram com a maneira de desenvolver a ação. Vamos citar o exemplo de duas escolas.
            A comunidade do Macapá, na Unidade Escolar Prof. Jose Elias dos Santos, em Luís Correia, todas as professoras da escola se envolveram com a ação da Mala da Leitura, pois acreditaram que a mala seria uma aliada para contribuir com a aprendizagem dos seus alunos. Semanalmente havia um momento na sala para ouvir a experiência que cada aluno vivenciou com a família. Quando fechou o ciclo que todos levaram a mala para casa a escola fez um momento de culminância convidando os pais e integrando as turmas para compartilhar o aprendizado.
DSC_0093 (640x628)
DSC_0115 (578x640)
            A professora Mariana Caroline, diz que “ os livros preferidos foram Arauê, Mero e Cassimiro Pedral e as histórias de Pedra do Sal. Como resultados podem ser citados muitos aprendizados, socialização dos alunos do 2º, 4º e 5º anos e desenvolvimento da oralidade.
            Na comunidade Labino, na Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro Machado, no município de Ilha Grande, na turma de 5º ano, os discentes elaboraram suas histórias a partir dos livros encontrados na mala da leitura sobre Cajuí e Murici que fazem parte do extrativismo vegetal da Ilha Grande de Santa Isabel em que o Labino está inserido.
            No total foram 24 livros nove sobre o murici e 15 sobre o cajuí. Os temas foram diversos como: a fada, a Barbi, a menina, a princesa, a Polly, a Joana e o palácio do murici. E para o cajui não foi diferente: o castelo, a Barbie, os segredos, o passarinho, pegador de …, a bailarina, a Luisa e o Paraíso do Cajuí.
IMG_20150630_110633688 (624x640)
IMG_20150922_084229697 (640x360)
            Os discentes tiveram oportunidade de conhecer o trabalho dos colegas e escolher o que na sua opinião se destacavam como melhor livro. Mas, no final todos ganharam a premiação com dois livros A Sereia Mariá e as histórias da APA Delta e Cassimiro Pedral e as histórias de Pedra do Sal.
            A CIA agradece a parceria de todas as escolas envolvidas com o projeto a mala da leitura e parabeniza aos professores (as) pelo compromisso, empenho e dedicação. Vamos oportunizar que os discentes façam cada vez mais a leitura do mundo em que vivem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...