quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Diálogo da sociobiodiversidade da Ilha Grande de Santa Isabel – PI

No final do mês de novembro de 2015 aconteceu o encontro com os extrativistas dos municípios de Ilha Grande e Parnaíba, no estado do Piauí com o objetivo de validar dos resultados e integrar a visão científica com o conhecimento tradicional sobre a atividade produtiva com a ictiofauna, flora e a maneira com que as comunidades vivem e trabalham com a conservação do ambiente na sua cultura local.
1 (640x436)
Esta ação teve a participação de mais de 100 pessoas executada pela CIA fazendo parte do Projeto Sociobiodiversidade da Ilha, financiado pelo Tropical Forest Conservation Act – TFCA.
            O evento iniciou com exposição fotográfica e da biodiversidade abrangendo os principais bens encontrados na biodiversidade da Ilha Grande de Santa Isabel. Acompanhando esse momento aconteceu a Feira de Artesanato e de Produtos da Agricultura Familiar como vendas de artesanato e da fauna e da flora do extrativismo local, além do que é produzido nos quintais.
2 (640x436)
3 (640x436)
            A primeira parte se deu com apresentação dos resultados encontrados nas oficinas realizadas para elaboração do diagnóstico participativo. Para visualização desses resultados foram apresentados quadros com o que foi debatido em cada comunidade: Vazantinha e Pedra do Sal, município de Parnaíba; labino, Loquinha, Tatus, Cal, Porto Rico e Baixão em Ilha Grande – PI com a participação de extrativistas da região. A bióloga e consultora técnica, Gracélia Paiva conduziu os trabalhos onde proporcionou um diálogo a partir do que foi vivenciado nos trabalhos de campo.
5 (640x436)
            Na segunda parte das atividades os outros pesquisadores que atuam no projeto apresentaram os resultados encontrados em suas pesquisas e nas ações que estavam executando junto aos extrativistas.
            No final do evento foi realizado o relançamento do livro – TFCA uma experiência brasileira; e a apresentação da cartilha – Saberes para proteção da Ilha Grande de Santa Isabel. Para fechar aconteceu uma confraternização entre os participantes com a degustação de marisco servido como ensopado, farofa e lasanha.
4 (640x436)
6 (640x436)
7 (640x436)
            Como diz a presidente da CIA, Liliana Souza, “um OBRIGADO mais que especial, para as comunidades de Ilha Grande e Pedra do Sal, os extrativistas animal e vegetal, a figura que melhor representa todo o sucesso desse trabalho. Por meio de cada um de vocês, conseguimos vencer os obstáculos que enfrentamos durante a realização do projeto. Com vocês aprendemos a cada dia um pouquinho sobre peixe, pescaria, plantas, mas acima de tudo aprendemos sobre a vida. Precisamos dizer que VALEU cada momento, situação, sorriso, correria, vitória, que alcançamos juntos”

Um comentário:

No Ato da Notícia disse...

O Labino não é de Ilha Grande , o Labino é município de parnaiba

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...