sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

FaunaMar participa do IV Ciclo de Palestras sobre Tartarugas Marinhas do TAMAR-CE

No período de 02 a 04, o projeto FaunaMar, apoiado pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza, participou do IV Ciclo de Palestras sobre Tartarugas Marinhas, realizada pelo Projeto TAMAR, em Itarema-CE.
1 (640x436)
O encontro tinha como proposta a apresentação de trabalhos institucionais em desenvolvimento com tartarugas marinhas no estado do Ceará e contou com a participação de representantes do CETAS/IBAMA, SEUMA e gestores de APAs (Área de Proteção Ambiental) municipais.
O FaunaMar apresentou as atividades realizadas no extremo oeste do Ceará, que abrange os municípios de Camocim, Barroquinha e Chaval; e ainda em Cajueiro da Praia-PI. Segundo a bióloga Kesley Paiva, as ações envolvem o acompanhamento das artes de pesca, monitoramento de praia (quantificando encalhes vivos/mortos, possíveis registros de reprodução), avistagem no estuário dos rios Timonha/Ubatuba (PI/CE) e sensibilização das comunidades para a proteção da tartaruga marinha.
Os coordenadores do Projeto TAMAR-CE, Eduardo Lima e Thereza Damasceno, apresentaram as pesquisas em sua área de trabalho e ainda abordou por meio de duas palestras as temáticas “Encalhes-causas” e “Procedimentos para resgates de tartarugas”.
Kesley comenta que encontros como estes são sempre proveitosos. “Além de compartilhar conhecimentos e ter a oportunidade de conhecer outros trabalhos, bem como os esforços em prol destes animais, fortalecemos a relação entre as instituições, constituindo em uma rede que certamente contribuiu para a conservação das tartarugas marinhas no Ceará”.
2 (640x436)
3 (640x436)
Ao final, os participantes acompanharam a soltura de uma tartaruga fêmea da espécie Caretta caretta, popularmente conhecida como tartaruga-cabeçuda.
O projeto FaunaMar agradece o convite e apoio do Projeto TAMAR-CE.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...