quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Fazendo leitura da realidade pela coleta de lixo

No último final de semana, o Clube da Leitura do Coqueiro da Praia, município de Luís Correia – PI realizou limpeza próximo as suas residências a leitura do ambiente em que vivem. Essa ação foi realizada em parceria com a Comissão Ilha Ativa – CIA, coordenado por Fiorenzo Bonetta.
5 (640x436)
            A campanha de limpeza iniciou em frente da casa de um dos integrantes do Clube. Primeiro foram incentivados a refletiram o motivo e a importância de realizarem a coleta do lixo.
Um grupo de nove pessoas entusiasmadas recolheram 20 sacos de lixo. A etapa seguinte foi entender a importância de se separar o lixo e qual destino que seria dado. No processo seletivo foram coletados 6 plásticos, 15 kg  metal, alumínio e 30 kg não reciclável (recebe essa nomenclatura por não ser vendido) perfazendo um total de 41 kg.
4 (640x436)
3 (640x436)
            Como aprendizado seguinte as crianças passaram a pesar o lixo. Cada um teve a oportunidade de fazer a leitura da balança digital com a explicação do responsável pela campanha. Na prática passaram a segurar a balança e levantar o saco contendo os resíduos sólidos. A emoção de realizar a atividade tomava conta de quem realizava e dos demais que esperavam a sua vez.
            De acordo com o depoimento de dois integrantes do Clube, Manuela e Marcílio disseram que “com essa ação vamos deixar a natureza limpa e aprendemos ainda que algumas coisas que temos em casa podemos dar outro destino que não seja jogado a ceu aberto ou no lixão. O nosso grupo recolheu 581 materiais”.
2 (640x436)
1 (640x436)
            Com essa ação junto com as crianças ensinamos e aprendemos que um grupo embora pequeno, mas entusiasmado pode fazer a diferença no ambiente em que vivem por meio do cuidado. A atividade ajuda a desenvolver a leitura no lixo recolhido com diferentes embalagens. E ainda fortalecem o aprendizado em matemática ao contarem e pesarem cada tipo de lixo recolhido, diz Fiorenzo Bonetta.
            A CIA parabeniza a ação dessas crianças e que sirva de exemplo para outras pessoas. Vamos cuidar do nosso ambiente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...