quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

ESTRADA PARA PEDRA DO SAL -Câmara enviará ofício ao DER para resolver transtornos causados as famílias às margens da PI 116


O impasse envolvendo moradores do bairro Labino e o Estado quanto as obras de alargamento da PI 116, que dá acesso a Praia da Pedra do Sal, foi levado ontem (07/12) para o Plenário da Câmara Municipal de Parnaíba. O assunto foi proposto pelo vereador Carlson Pessoa na tentativa de encontrar uma solução para o problema que tem tirado o sono das famílias envolvidas.



De um lado, encontram-se os moradores das nove residências construídas às margens da pista e que, devido o empreendimento, estão com os imóveis comprometidos e lutam para receber uma indenização que lhes possibilitem construir a moradia em outro local. Em contrapartida, o Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER-PI) e a empresa de engenharia responsável pela obra, a Viatec, não chegam a um entendimento sobre que procedimento adotar.


As pessoas se sentem lesadas e contam que no início o proprietário da Viatec, Robert Cunha, chegou com operários e tratores comunicando que os trabalhos começariam no dia seguinte e que não seria pago nenhum tipo de indenização. Pelo projeto, a pista avança tanto que passaria dentro do terraço de uma residência. No entanto, após Carlson Pessoa tomar conhecimento do fato e acionar sua assessoria jurídica para garantir os direitos das pessoas, foram orçadas indenizações que variam de 2 a 11 mil reais. O presidente da Câmara, Gustavo Lima, classificou o valor como irrisório. “A indenização de 2 mil reais, por exemplo, mal dá para construir um cômodo. Esse impasse precisa ser resolvido agora porque depois de feito, não terá mais como remediar os danos”, ponderou.
“Ao trator passar do lado das casas, compromete toda a estrutura dos imóveis. Querem que eles apenas recuem os primeiros cômodos para trás, mas isso é inviável”, argumentou Pessoa. A comerciante Teresa Nascimento diz que vive em estado de alerta e que não sai mais de casa com medo. “Perdemos a nossa paz e tranquilidade porque a gente fica com medo de a qualquer hora passarem as máquinas por cima das nossas casas”, frisou.

Fiação passa por cima das casas
Outro problema é em relação a fiação elétrica que sofreu deslocamento e agora passa por cima das propriedades. Por meio de um ofício, a Eletrobrás Distribuição Piauí informou que a responsabilidade da mudança é do DER que firmou contrato com a empresa Serviços e Projetos Elétricos Ltda (Sepel). Gustavo Lima se comprometeu a enviar ainda hoje um ofício ao diretor do DER em Teresina e ao Secretário de Transportes para resolver o caso o mais breve possível.

Por Luzia Paula / Ascom

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...