quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O brincar e o aprender com o ambiente

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2015 os grupos acompanhados sistematicamente pela CIA: Clube da Leitura, na comunidade do Coqueiro, em Luís Correia – PI; Canaranas do Delta, na comunidade das Canárias, município de Araioses – MA; e Ciranda da Cidadania, na comunidade dos Tatus, em Ilha Grande – PI tiveram um encontro de um dia todo denominado “Vamos brincar e ser criança”.
DSC_0014 (640x424)
DSC_0215 (640x424)
            Em cada comunidade, primeiramente, a criançada passou a se divertir com diferentes possibilidades. Na praia do Coqueiro brincaram de futebol. Construção de castelos de areia, cordinha, futebol e banho no mar com direito a competição sentados nos ombros dos colegas. Nas Canárias futebol, mergulhos no rio Parnaíba, cantando músicas, jogos da memória, bingo e trilha da biodiversidade. Em Ilha Grande a teia da cidadania, catando a cultura, futebol. Brinquedoteca, cordinha e banho de chuveiro.
            Com diferentes maneiras de brincar cerca de 50 crianças tiveram a oportunidade de suas relações com o mundo e de desenvolver suas capacidades de memorização, enumeração, socialização e articulação. E ainda oportunidade de pensar no seu próprio agir e pensar e entender a linguagem do outro.
DSC_0027 (640x424)
DSC_0264 (640x424)
            Na segunda parte do dia a arte e educação fez parte do brincar com utilização de pintura, colagem, gesso para reproduzir as coisas e cores da natureza. O brilho nos olhos de cada participante era encantador ao final do dia.
            A voluntária Ana Lucia, diz que “esse momento oportunizou aprendizado para mime para vivencia de grupo. Ação como a que foi desenvolvida fortalece a coletividade e principalmente o cuidado com o ambiente em que se vive”.
DSC_0412 (640x444)
DSC_0487 (640x424)
            A CIA se sente orgulhosa por ter a oportunidade de desenvolver esse trabalho com todas essas comunidades e poder vivenciar os resultados percebidos em cada participante. E aproveita para agradecer a todos (as) que contribuem voluntariamente com esse aprendizado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...