quarta-feira, 8 de maio de 2013

Janelas para o Mundo promove encontro na comunidade Fazendinha

Nesta última segunda-feira, 06, a Comissão Ilha Ativa (CIA) esteve presente em mais um encontro do Programa Janelas para o Mundo, realizado na Associação Cultural e Social Novo Fazendinha, na comunidade Fazendinha, Ilha Grande, localizada no município de Parnaíba, com a presença de líderes comunitários, professores de escolas locais e universidades, representantes de instituições ambientais e comunidade em geral.

O evento realizado pela empresa Ômega consiste em um programa de incentivo a cultura e visa o fortalecimento e integração entre a sociedade civil, planejando projetos a partir da realidade de cada comunidade.
DSC03260
Neste segundo encontro, foi explicado o processo de captação de recursos para projetos culturais, como o recolhimento de impostos, recursos disponíveis, itens a serem cumpridos, cronograma, planejamento para a captação e exemplos de editais pelo Brasil e estado.
DSC03278
Um vídeo da apresentação do Boi Novo Fazendinha durante o XII Arraial de São João da Parnaíba em 2012 foi exibido, animando o público presente. Em seguida, integrantes apresentaram seus figurinos, assessórios, croquis de fantasias dos componentes e do Boi, além de materiais para a venda como camisetas, adesivos e canetas que ajudam a manter as ações.
DSC03279
Os componentes foram apresentados e comentaram como se organizam para a realização dos trabalhados. Aline, presidente da Associação é responsável pela decoração e figurino dos componentes; Naldo é puxador oficial e Seu Zé Rodrigues de 78 anos, também é puxador, sendo mais velho em atividade, onde resgatou a origem do Novo Fazendinha. “Em 1986, este grupo chamava-se apenas Fazendinha, mas devido o falecimento de seu presidente o trabalho foi parado e extinguiram o Boi. Em 2004, alguns familiares, como primos e cunhados se uniram para a nova formação. Outras pessoas da comunidade se juntaram a nós e assim surgiu o Boi Novo Fazendinha, com uma nova estrutura, novas ideias e novos participantes”.
DSC03290
Após o relato de Seu Zé Rodrigues, o puxador Naldo convidou a todos os presentes para outro grande momento da noite, a dança dos componentes do Boi Novo Fazendinha, onde todos puderam participar e prestigiar essa belíssima cultura.
O próximo encontro do Programa Janelas para o Mundo, foi marcado para o dia 10 de junho na comunidade Labino, Ilha Grande, às 19:00.
Texto: Liliana Souza e Kesley Paiva

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...