quarta-feira, 15 de maio de 2013

Deputada conta como iniciou sua luta pela inclusão de deficientes



Imagem: Tacyane Machado
A deputada estadual Rejane Dias, do Partido dos Trabalhadores (PT), contou ao Proparnaiba.com como teve início a sua luta pela inclusão de políticas públicas em prol de pessoas com deficiência no estado do Piauí.
A parlamentar disse que Deus tem seus propósitos e que Deus não escolhe qualquer pessoa para dar um filho. “Eu acredito que são anjos de Deus aqui na terra e eu sou muito consciente disso. Por isso sempre aproveito a oportunidade para repassar para os pais que tem filhos com deficiência”.
Este trabalho desenvolvido pela deputada Rejane Dias, segundo ela, visa atender principalmente as mães mais pobres. “Graças a Deus eu tive condições de dar um tratamento para minha filha Danielle, mas foi pensando naquelas que não tinham é que busquei por meio do trabalho, que estas realizações por meio do Centro de Reabilitação pudessem acontecer”.
A deputada Rejane Dias tem uma filha com autismo, que se chama Danielle Dias. A menina também participou das atividades do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), onde obteve significativo progresso.

Neste ano, o CEIR comemorou cinco anos de fundação, tendo a parlamentar como idealizadora. Ao longo dos cinco anos, o CEIR contabiliza 427 mil atendimentos. De 14 mil já no primeiro ano, em 2008, o centro passou para mais de 136 mil registrados em 2012. E até março deste ano já são 35,5 mil procedimentos. Quando inaugurado pelo presidente Lula, o Centro trabalhava com oito clínicas, como a clínica para amputados, doenças neuromusculares, lesões de medula, entre outras. Iniciou com 12 terapias, contado com musicoterapia, fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia e especialidades médicas.
Em agosto de 2011 começou a funcionar o Ceir Móvel, que leva para diversas cidades os serviços da oficina de órteses e próteses do Centro, inaugurada em 2009. No total a oficina realizou mais de 47 mil atendimentos em Teresina e no interior. São entregues equipamentos como próteses de pernas, coletes e até próteses oculares. A oficina ainda faz a adaptação do beneficiário ao material.
Em 2011 foi inaugurado o Centro de Diagnóstico do CEIR. O serviço oferecer exames complexos, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, além de exames antes inexistentes no Estado que são fundamentais para identificar deficiências, como a eletroneuromiografia e urodinâmica. O Centro já realizou mais de 5 mil atendimentos. 
Tacyane Machado para o Proparnaiba.com
Imagens: Tacyane Machado

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...