Delta do Parnaíba - Território de emoções
Parnaíba, no litoral piauiense, é ponto de partida para se conhecer o único delta das Américas. São cinco braços que se abrem em direção ao Atlântico, oferecendo beleza para deleite dos olhos, uma apoteose de natureza, equilíbrio, vida e luz
Delta não é apenas a letra grega. Quer dizer, também, a foz de um rio que se ramifica em várias direções antes do encontro com o mar. De tão raro, o espetáculo só acontece em três lugares do mundo. O Piauí é um desses lugares. O vizinho Estado abriga o Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas.
São mais de 75 ilhas compondo o Delta, que oferece a comunhão da água doce do rio com o mar, a luminosidade do litoral e a biodiversidade de uma floresta tropical preservada. No passeio, que pode demorar até cinco horas ou mais, por decisão do visitante, o cenário proporciona o contato com os simpáticos ribeirinhos em seus barcos coloridos e muito mais: imensas dunas, florestas de igarapés, praias virgens de água doce ou salgada, lagoas transparentes, florestas de manguezais e animais exóticos, alguns deles pouco amistosos.
Ao avançar pelo Delta do Parnaíba em iates, barcos ou potentes lanchas "voadeiras", o turista se deixa levar pelo ritmo das águas, lentas ou revoltas, dependendo da hora da aventura. Sob o sol, a estação do ano inteiro na região, ele se delicia com o contato imediato com a natureza. Guarás [ave símbolo do Delta - foto ao lado] colorem o céu do lugar de vermelho em meio ao verde em toda a sua exuberância.
"A paisagem não deixa dúvidas: o Delta é o maior paraíso ecológico do Estado e de todo o Nordeste brasileiro", dizem os piauienses, com orgulho, embora sua maior porção pertença ao Estado do Maranhão. O visitante concorda ao lembrar as surpresas a cada curva do Rio Parnaíba, a sensação de liberdade a cada pegada nas dunas, o papo descontraído com os catadores de caranguejos, sentidos ativados, sensações únicas. O nativo define com simplicidade: o Delta é um mar de vida que deságua no Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário