sábado, 13 de março de 2010

Mega Tsunami: perguntas e Respostas

Bom dia Senhor Carlson.

Referente ao tema do possível Mega Tsunami causado pelo vulcão Cumbre Vieja na Ilha La Palma, sirvo-lhe seis imagens e seis perguntas e respostas, elaboradas pela Equipe Starnews 2001.



Mega Tsunami: perguntas e Respostas.

1. Quando entrará em erupção o vulcão de La Palma?
O desmoronamento do flanco oeste do vulcão Cumbre Vieja, na zona sul de La Palma, não vai ocorrer amanhã ou na próxima semana. Os turistas não precisam cancelar suas férias nas Ilhas Canárias, na costa este dos Estados Unidos ou Caribe.

O que os cientistas afirmam é que a erupção pode ocorrer a qualquer momento nos próximos mil anos. Os cientistas também sabem que isto não ocorrerá sem algum tipo de sinal. A população seria alertada do perigo com semanas de antecedência.

2. Como os cientistas podem saber que isto ocorrerá?
Os cientistas descobriram que La Palma será destruída em algum momento no futuro como conseqüência de uma erupção no cume do vulcão Cumbre Vieja. As erupções nesta zona ocorrem aproximadamente cada 200 anos. A última erupção aconteceu em 1949; assim muitas décadas poderão passar até que volte a acontecer novamente.

Todavia, a destruição pode não acontecer na próxima atividade do vulcão. Poderiam ocorrer cinco, dez ou talvez mais erupções antes do colapso total. Os cientistas não podem prever quantas erupções seriam necessárias.


3. Quais seriam os efeitos provocados por esse fenômeno?

O flanco oeste do vulcão Cumbre Vieja deslizará no Oceano Atlântico. Ocasionará terremotos muito intensos em toda a ilha de La Palma enquanto esta área se derrama no oceano. Este processo também produzirá uma onda gigante (chamada mega tsunami) que se moverá a grande velocidade para o oeste e sul.

A maioria da energia da onda se moverá em linha reta através do Atlântico até os Estados Unidos, Bahamas e Caribe, mas ondas de menor tamanho se dirigirão também a outras direções. Todas estas ondas diminuirão seu tamanho ao cruzar o Atlântico. Sem duvida, os cientistas que realizam estes estudos acreditam que poderiam todavia alcançar, por exemplo, 50 m de altura ao chegar a costa este dos Estados Unidos. Na costa brasileira e africana estas ondas chegariam com 20 a 30 metros de altura.

4. Esse fenômeno pode ser impedido de acontecer?
Os cientistas afirmam que o risco desse fenômeno acontecer nas próximas décadas é muito pequeno. Mas a natureza é imprevisível... Quando ocorrer causará uma grande destruição tanto em La Palma como nas zonas em que o mega tsunami alcançar.

Nada pode ser feito para impedir o fenômeno, mas os cientistas apontam que se pode atuar na prevenção das mortes que este processo poderia ocasionar. Com um controle adequado, avisos e as evacuações necessárias, se poderia por a salvo a população.

5. Existem outras zonas no mundo sob uma ameaça parecida?
La Palma é a ilha que se têm encontrado mais claramente sinais de uma possível destruição no futuro. Sem dúvida existem dezenas de vulcões ativos ao longo dos oceanos. Muitos deles entraram em erupção no passado e poderiam entrar no futuro. Em cada lugar esses fenômenos ocorrem em intervalos de aproximadamente 100.000 ou mais anos.

A maioria desses lugares nunca foram tão estudados detalhadamente como Las Palmas, com a exceção do Havaí, no Oceano Pacífico. O Havaí também apresenta sinais de que possa ser destruído nos próximos mil anos.

6. Devo me preocupar com o mega tsunami?
Como pessoa, há muito mais probabilidades de morrer em um acidente de trânsito que por um mega tsunami. Os mega tsunamis são eventos muito raros. Todavia, é importante que os governos compreendam o risco potencial que se supõe, para que possam planificar e preparar-se, em caso de necessidade, para um processo deste tipo no futuro.


Como já foi dito: A Natureza é imprevisível...
Por Josef Anton Daubmeier

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...