sexta-feira, 19 de março de 2010

Repercussão nacional sobre o litoral do Piauí: "Um roteiro surpreendente"



Turismo_II.jpg

Dos quatro mil quilômetros da costa nordestina, o Piauí tem 66. O espaço é pequeno se comparado com a área de litoral do Brasil, mas suficiente para a celebração da vida.

Durante muito tempo, o Piauí foi um Estado sem litoral. Uma troca de parte do seu território com o vizinho Ceará foi o que permitiu ao Estado ganhar sua porção litorânea. Dividida em duas partes - Ilha Grande de Santa Isabel e continente -, a costa piauiense vem sendo descoberta aos poucos. Ali, sol e mar se tornam ainda mais atrativos graças à boa estrutura de receptivo já disponível para os visitantes. E novos empreendimentos vão surgindo à beira-mar. Quem chega se encanta e reconhece: nem imaginava encontrar tanta beleza.

A propaganda oficial diz: "Vem para o Piauí. É feliz quem passa férias aqui". Que modestos! Dá vontade de ficar bem mais tempo por lá, principalmente se o roteiro escolhido for o litoral. A felicidade está garantida a partir de pequenas ações, como pegar um bronze, andar nas dunas, descobrir novas praias e ser tratado como um verdadeiro rei, com direito a mesa farta para repor as energias e viver intensamente o litoral piauiense.

Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, é o ponto de partida para desbravar a costa do Estado. Sua única praia é Pedra do Sal, a 15 quilômetros do centro e integrada à Ilha de Santa Isabel, a maior e mais importante do Delta do Parnaíba. O lugar começa a ser urbanizado, mas mantém a rusticidade. Imensas pedras dividem a costa. De um lado, mar calmo e convidativo ao banho. Do outro, mar bravio, ideal para os amantes do surfe. Pequenas barracas recebem os visitantes. O farol erguido pela Marinha é o ícone da praia.

Para "tirar o sal" e se divertir na água doce, o destino é a Lagoa do Portinho, cercada de dunas branquíssimas. Windsurfistas fazem a festa nas águas escuras. Quem prefere mais tranquilidade pode aproveitar passeios de lancha e banana-boat. Vale esperar o entardecer no "Portinho" para apreciar o belíssimo pôr-do-sol. De volta a Parnaíba, a noite animada ao ritmo do forró promete muita azaração.

Junto de Parnaíba está a pequena Luís Correia, dona da porção maior da costa piauiense. Atalaia é a praia mais badalada, com boa estrutura de barracas e bares à beira-mar, além de hotéis e pousadas. Mais adiante fica a praia Peito de Moça. Depois vem Coqueiro, ideal para quem busca tranquilidade. Peixes-bois e outros mamíferos aquáticos são visitas constantes junto aos arrecifes.

A próxima atração é Itaqui, praia deserta com dunas de mais de 25 metros de altura. Já na vizinha praia de Arrombado, bares rústicos fazem o receptivo dos turistas. A praia é plana e a extensa faixa de areia branca contrasta com o azul do mar.

Outras praias de Luís Correia são Carnaubinha e Macapá, onde deságua no mar o rio Camurupim, formando ampla área de águas mansas propícias para banho e passeios de canoas a vela. No mesmo cenário destaca-se a lagoa do Sobradinho, ideal para pesca, banho e a prática de esportes náuticos.

Barra Grande

Do outro lado do rio Camurupim fica Cajueiro da Praia, cidade tranquila e plena de beleza em suas praias, rios, mangues, fauna e flora. Barra Grande é o maior atrativo do lugar. O vento sopra forte e constante para deleite dos kite-surfistas, que transformaram a praia num de seus "points" no Nordeste. O colorido das velas dos esportistas proporciona ainda mais cor à Barra Grande, onde a maré baixa oferece piscinas naturais. Não há asfalto na vila. Em compensação, é boa a oferta de pousadas e restaurantes.

Outro atrativo de Barra Grande, que conta com confortáveis pousadas para hospedagem, é visitar o habitat natural de cavalos-marinhos em passeios de canoa a vela pelo estuário dos rios Camurupim e Cardoso. Como os bichos ficam camuflados na vegetação, é difícil vê-los soltos. É necessário a ajuda dos condutores.

Na localidade, uma associação de condutores facilita o acesso dos turistas à aventura, presta informações sobre a espécie e apresenta os pequenos e exóticos animais, que são aprisionados em pequenos aquários para apreciação e depois devolvidos às águas.

Como o passeio para ver os cavalos-marinhos termina num trecho isolado da praia, quem não quer fazer a caminhada de volta pode usar "os préstimos" de uma charrete. No percurso, os guias esticam o bate-papo para falar sobre a vida tranquila na vila piauiense.

Mais belezas

O passeio na costa continua pela praia da Barrinha, com charmosa aldeia de pescadores onde casas coloridas se destacam na paisagem, e alcança a praia Sardim, cenário histórico destacado pela presença de um cemitério nas proximidades da beira-mar. O branco artístico destaca-se na vastidão do azul do mar com a areia das dunas e o verde do imenso coqueiral.

Na praia do Morro Branco, o clima é de fascínio para o descanso do corpo e da alma. Mangues de botão, pedras, maçaricos, algas e vasto coqueiral formam a bela paisagem.

A próxima parada é a praia Ilha Dantas, onde a água é translúcida. Quando da maré seca são formadas belas coroas. Nativos falam dos encantamentos da Ilha Dantas e dos tesouros que estariam esquecidos por lá.

Antes de alcançar a divisa do Piauí com o Ceará, os aventureiros da costa ainda conferem as praias do Cajueiro, Ponta do Saco, sítio arqueológico catalogado pelo Iphan; Barbaço, principal local de coleta de sururu e considerada adequada para caminhadas e contemplação da natureza; e a praia da Itam, ideal para a observação de peixes-boi. Ali, é possível realizar passeios pelas gamboas, avistando Pontal das Almas, do outro lado, no Ceará.

Se a preferência for por praias mais selvagens, busque a porção Oeste do litoral do Piauí, a partir de Parnaíba até a divisa com o Estado do Maranhão. São 24 quilômetros de costa, divididos entre Parnaíba e Ilha Grande. O Rio Parnaíba recorta a região e despeja suas águas no Atlântico, abrindo um grandioso delta com cerca de 90 ilhas.

Com 1.485 quilômetros de extensão, o rio serve de divisa com o Maranhão e representa o traço que distingue a caatinga do Nordeste semiárido e as terras úmidas e florestas equatoriais do Norte-Nordeste.

Nessa imensidão, resta ao visitante escolher entre uma infinidade de praias virgens ou sua barra predileta. A escolha pode ser a das Canárias, do Iguaçu... Depois é só se esbaldar junto à natureza exuberante e exótica.

Boa mesa

Para que o visitante se encante ainda mais pelo litoral piauiense, o nativo da costa recebe com fartura, oferecendo os sabores da culinária regional à base de frutos do mar e pratos típicos, como a apetitosa Maria-Isabel, regados a sucos de frutas regionais e a saborosa cajuína piauiense. Fica fácil se sentir no paraíso e perceber que, na verdade, não existem paraísos perdidos. Basta procurá-los.

Saiba Mais

Parnaíba é a maior das cidades do litoral do Piauí, com acesso rápido a toda a costa do Estado. Fica a 487 km de Fortaleza

Como chegar:

De carro: Acesso pela BR 222 e CE 085
De ônibus: A Expresso Guanabara (4005.1992) liga Fortaleza a Parnaíba

Onde ficar:

Em Parnaíba - Hotel Cívico (3322.2470), Hotel Pousada dos Ventos (3323.2555)
Na Ilha do Caju - Pousada Ecológica Ilha do Caju (3322.2380)
Em Luís Correia - Aimberê Resort (366.1142), Rio Poty Hotel (3367.21550)
Em Cajueiro da Praia - BGK (9983.1020), Pontal da Barra (3369.8173), Mualen (3369.8060)

Código DDD: 86

site: www.piemtur.pi.gov.br

Por: FERNANDO BRITO - REPÓRTER.Viagem a convite do Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...