quarta-feira, 3 de março de 2010

Fonte/Efrém Ribeiro





AGROTÓXICOS USADOS POR PLANTADORES DE ARROZ CONTAMINAM DELTA, MATAM CARANGUEJOS E ASOECEM MORADORES DA REGIÃO


Durante a última reunião do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Fepmat), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, com a participação de representantes da Procuradoria Regional do Trabalho e vários órgãos públicos estaduais e federais, a coordenadora de Controle de Agrotóxicos da Agência de Desenvolvimento Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), engenheira agrônoma Eline Chaves, fez uma denúncia muito séria, a de que alguns rizicultores (plantadores de arroz) do município de Ilha Grande estão utilizando agrotóxicos, o que provocou contaminação no Delta do Parnaíba, matando caranguejos e adoecendo filhos de agricultores.
Ela informou que, após denúncia, uma equipe formada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) ouviu relatos da morte de uma pessoa, a doença de um jovem de 23 anos filho de rizicultor e coletou depoimentos dos moradores da região sobre a morte de caranguejos que cortam os pés de arroz pouco depois que nascem.
“Os caranguejos atacam os pés de arroz quando estão nascendo. Os rizicultores que plantam o arroz com matraca (equipamento que deposita as sementes em faixa mais profunda do solo que abre não enfrentam o problema dos ataques dos caranguejos, mas os que plantam lançando as sementes nos solos sofrem os ataques dos crustáceos”, afirmou Eline Chaves.
O plantio do arroz feito nas áreas dos igarapés do Delta do Parnaíba, que fica na divisa dos Estados do Piauí e do Maranhão, quando começa o período chuvoso, nos meses de novembro e dezembro.
“O levantamento feito pelos técnicos da Adapi e Ibama confirmou a contaminação pelo agrotóxico, a morte dos caranguejos e a morte de um jovem de 23 anos, filho de um rizicultor”, declarou Eline Chaves, que provocou um choque na última reunião do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente.
Os técnicos do Ibama e da Adapi confirmaram que alguns moradores de Ilha Grande comeram cranguejos contaminados por agrotóxico.
“Eles não venderam os caranguejos. Eles comeram. Os caranguejos ficam meio tontos quando estão contaminados pelo agrotóxico”, declarou Eline Chaves.
O Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho decidiu promover vários seminários na região Norte do Piauí para esclarecer os agricultores contra o uso indiscriminado e sem controle de agrotóxicos.





ADAPI LISTA MUNICÍPIOS EM QUE AGRICULTORES FAMILIARES CORREM RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICOS

A Agência de Desenvolvimento Agropecuário produziu uma lista de municípios onde os agricultores familiares estão ameaçados com risco de contaminação por agrotóxicos.
A lista é formada pelos municípios de Barras, Piripiri, Esperantina, Batalha, Joaquim Pires, Luzilândia, Cajueiro da Praia, Parnaíba, Buriti dos Lopes e Ilha Grande.
O Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho está preocupado com a venda fracionada de agrotóxicos, compra sem o receituário agronômico, que é obrigatório e aplicação dos agroquímicos sem equipamentos de proteção como luvas, botas e outros itens
Fonte/Efrém Ribeiro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...