terça-feira, 30 de março de 2010

Rota das Origens: um misto de história e belezas naturais



Rota_das_Origens_23.03.10_440.jpg

Esta é uma rota ainda em desenvolvimento pelo setor turístico da região do Delta do Rio Parnaíba, o roteiro é realizado totalmente em águas piauienses e explora as belezas naturais e históricas oriundas da época do descobrimento português.

História:

Chafariz é a região do município piauiense de Parnaíba localizado no bairro Catanduvas onde cerca de 300 anos atrás os desbravadores portugueses escolheram como base para se instalarem. O povoado foi batizado com o mesmo nome da fazenda que logo se formou com a chegada dos navegadores: Testa Branca. Logo em seguida o Porto Salgado, posteriormente chamado de Porto das Barcas, localizado mais adentro da foz do Rio Igaraçu foi escolhido por sua localização como ponto de desenvolvimento para o comércio de carne bovina, posteriormente o local se tornaria referência econômica para o Nordeste Brasileiro.
Em 29 de julho de 1759, a Carta Régia autorizou o governo da capitania a criação de novas vilas, mas o então governador João Pereira Caldas só leva a efeito essa autorização em 1762, quando funda na capitania mais seis novas vilas, entre elas a de São João da Parnaíba. Quase cem anos depois, em 14 de agosto de 1844, a Vila São João da Parnaíba é elevada a categoria de cidade pela Lei nº 166 promulgada pelo presidente da Província do Piauí, José Ildefonso de Sousa Ramos, Parnaíba significa rio de águas barrentas.

Rota das Origens:
Toda esta riqueza histórica serviu de motivação para a criação de um novo roteiro turístico, a Rota das Origens, o ponto de partida é o do Porto das Barcas pelo rio Igaraçu, a primeira foz que compõe o Delta do Rio Parnaíba, a seguir tem-se uma visão panorâmica da beira-rio até chegar ao Chafariz, antigo povoado Testa Branca. No local praticamente já não existem resquícios das primeiras edificações da região, mas os moradores dão conta de artigos que ao longo dos anos são encontrados soterrados na areia como moedas, pedaços de porcela e talheres.
Ainda pelo Rio Igaraçu chega-se ao igarapé do Bom Jesus, um local de rara beleza com manguezais de várias espécies e fauna singular. Com a mudança de cor das águas que ganham um aspecto mais cristalino, percebemos a aproximação com o mar, já é possível avistar a cidade de Luís Correia e seu porto em eterna construção. Saímos em mar aberto e tranqüilo da costa piauiense, local onde há muitos anos entram embarcações da várias partes do mundo. As antigas caravelas deram lugar aos modernos iates de turistas internacionais.
A Rota das Origens nos leva à foz do Rio Igaraçu, o braço do Parnaíba desemboca no mar formando um cenário fabuloso, onde do ato de uma duna é possível avistar a Praia da Pedra do Sal e sua usina eólica em Parnaíba, o mangue rodeado pelo encontro da águas doce e salgada, a Praia de Atalaia em Luís Correia, piscinas naturais e o mar turquesa.

Texto e Fotos: Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...