sexta-feira, 19 de março de 2010

Diário do Nordeste destaca belezas do litoral piauiense



Turismo.jpg

A extensão é pequena, mas a beleza é imensa. O cenário reúne o Delta do Parnaíba e praias ainda pouco conhecidas da maioria dos brasileiros, onde chamam atenção a limpidez das águas e as paisagens naturais preservadas.

Nas pequeninas coisas, às vezes enxergamos significados grandiosos, repletos de luz, afirmam alguns. Outros preferem dizer que as melhores essências estão nos menores frascos. Talvez assim fique mais fácil descrever o litoral do Piauí. O motivo é simples: O Estado possui a menor extensão da costa brasileira. São apenas 66 quilômetros, abrangendo os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.

Mas, o que importa a extensão se sobram belezas para apreciar? "Melhor assim", observam nativos e visitantes da região. E lembram: "dá para curtir tudo sem a necessidade de grandes deslocamentos". Eles têm razão. Como resultado, aquela costa aos poucos começa a ser descoberta. Gente que veio de longe já transformou recantos em points. Kite-surfistas que o digam. Outros viraram figurinhas carimbadas a cada período de folga prolongada.

O litoral piauiense começa na Barra das Canárias, na fronteira com o Maranhão, e segue pela Ilha Grande de Santa Isabel, passando pelo farol e praia da Pedra do Sal até a Barra da Timonha, na foz do rio São João da Praia, na fronteira com o Ceará. O espaço é pouco recortado, apresentando costas baixas e arenosas, com dunas errantes.

A essência maior no pequeno frasco de beleza natural é o único delta das Américas em mar aberto, o Delta do Parnaíba. Na sua foz, o rio deságua no Atlântico, formando um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área, subdividindo-se em cinco ramificações, onde surgem igarapés, mangues, dunas de areias brancas, lagos e mais de 70 ilhas e ilhotas, enriquecidas com diferentes tipos de animais silvestres.

Há muito o que ver, muito com o que deleitar-se na costa piauiense. Amantes da natureza encontram ali, um verdadeiro habitat. Melhor para os cearenses, que podem usufruir de mais um paraíso nordestino sem ter que percorrer longa distância. Afinal, o Piauí fica logo aqui do lado.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...