quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Saberes e culturas tradicionais contribuem para conservação da biodiversidade

Durante o Encontro Nordestino de Etnoecologia e etnobiologia, realizado nos dias 23 a 25 de setembro de 2015, em Sergipe – Aracaju, pesquisadores de diversas áreas do conhecimento refletem as estratégias de utilização do uso dos bens naturais, a partir das comunidades locais, na visão dos pesquisadores.
1 (640x436)
Os pesquisadores da Comissão Ilha Ativa (CIA) que estiveram no evento: Francinalda Rocha, Liliana Souza, Kesley Paiva, Gracélia Paiva e Waldemar Justo, por meio do projeto Sociobiodiversidade da Ilha, com financiamento do Funbio/TFCA. Estes apresentaram cinco trabalhos científicos e compartilharam conhecimentos com a comunidade científica sobre a Ilha Grande de Santa Izabel.
Essa experiência veio fortalecer as ações executadas pela CIA, pois reafirmou o que acreditamos que os bens naturais no mundo só serão cuidados efetivamente se for levado em consideração os extrativistas com sua cultura e o modo de viver com a natureza, cita a consultora da ictiofauna, Liliana Souza.
3 (640x436)
4 (640x436)
5 (640x436)
6 (640x436)
E sem dúvida, essa relação de saber com a cultura da comunidade permite que a natureza seja protegida de maneira coletiva, pois contribuirá com o monitoramento constante da abundância dos seres vivos, bem como a redução dos impactos negativos causados nessa área, cita a bióloga Kesley Paiva.
A CIA agradece ao TFCA pela oportunidade de participação no evento e as comunidades extrativistas pela credibilidade em compartilharem seus conhecimentos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...