terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ilha Grande fica em 4.783º no ranking nacional de oportunidades para os jovens.

 Ilha Grande fica em 4.783º no ranking nacional de oportunidades para os jovens.

As melhores condições de ensino para crianças e adolescentes não estão nas grandes cidades, revela o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), recentemente lançado pelo Centro de Liderança Pública. O índice avalia quanto cada cidade contribui para o sucesso educacional dos jovens. 


No ranking Ilha Grande está na com nota 3,3 e ocupa a 4.783º colocação. Cocal dos Alves é o melhor município do estado do Piauí com nota de 5,1, em uma escala de 0 a 10. Ficando acima da média nacional (4,5) e acima da média do estado do Piauí (3,9). Dos municípios, Monte Alegre está entre os 10 piores em âmbito nacional, e o pior do Piauí, ocupando a 5.238º posição no ranking nacional. A capital Teresina, ocupa o 3.132º lugar entre as cidades.

Ao contrário do que muitos imaginam, as melhores notas foram para municípios bem pequenos e os quatro primeiros estão no Ceará. São Paulo, que é a capital mais bem colocada no ranking, obteve o nada honroso 1.387.º lugar, entre 5.245 municípios avaliados.

O Ioeb é calculado a partir de dois tipos de fatores: os resultados educacionais – cujos dados são oriundos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 e hoje o principal indicador da educação brasileira – e os chamados “insumos educacionais”, fatores considerados determinantes para uma educação de qualidade. No cálculo do Ioeb entram a escolaridade dos professores, o número médio de horas aula/dia, a experiência dos diretores e a taxa de atendimento (quantas crianças e adolescentes estão na escola e quantas estão fora).

Ainda que seja um novo modo de avaliar a educação brasileira, o Ioeb confirma uma realidade bem conhecida – ainda há muito que melhorar na qualidade educativa ofertada no País.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...