O tema foi debatido por pesquisadores pioneiros em etnobiologia e etnoecologia no Nordeste, com os objetivos de disseminar aos participantes do evento os conhecimentos já existentes na área, além de incentivar novas pesquisas e abordagens que considerem a relevância a cerca dos conhecimentos e saberes tradicionais das comunidades.
Nesse encontro, o Projeto Pesca Solidária apresentou resumo intitulado “Pesca história: saberes tradicionais acerca da pesca em comunidades do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, PI e CE.”, como forma de compartilhar e trocar informações da área de estudo e sobre as comunidades pesqueira. Esse trabalho recebeu a primeira colocação entre os trabalhos apresentados no evento.
“Momentos como este traz o reconhecimento do quanto é significante o conhecimento tradicional e nos remete a importância de nossa responsabilidade em compartilhar os saberes que as comunidades do estuário Timonha e Ubatuba partilham com o projeto”, afirma a técnica Francisca Nascimento.
O Projeto Pesca Solidária fica feliz em participar de encontros importantes como esse e agradece aos pescadores e marisqueiras que se propuserem a participar dos encontros Pesca História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário