quinta-feira, 22 de outubro de 2015

CIA Participa da II Mostra de Lixo de Origem Internacional

A comissão Ilha Ativa – CIA esteve presente no evento da II Mostra de Lixo de Origem Internacional que aconteceu no dia 09 de outubro, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do município de Paulino Neves/MA.
8 (640x436)
6 (640x436)
A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar sobre a problemática do lixo, principalmente em relação ao de origem internacional que chega às praias daquele município, por meio das correntes marítimas e na maré cheia os resíduos são jogados e ficam expostos ao longo da beira mar. A praia escolhida para o evento foi a Praia do Barro Vermelho, nome dado pela formação dos barrancos avermelhados em alguns pontos da praia.
Apesar de Paulino Neves está situada dentro dos Pequenos Lençóis Maranhenses, suas praias ainda são pouco exploradas por turistas. Segundo levantamento feito do lixo coletado nas praias, já foram identificados resíduos de 19 países como: Estados Unidos, Inglaterra, Venezuela, Alemanha entre outros.  Sabe-se que os resíduos gerados diariamente é uma problemática global, motivo que fez nascer a iniciativa da II Mostra de Lixo de Origem Internacional, segundo a Secretária de Meio Ambiente de Paulino Neves, Marcela Silva.
5 (640x436)
4 (640x436)
3 (640x436)
Na ocasião para fortalecer e chamar a atenção dos participantes são colocadas as bandeiras dos 19 países ao logo do percurso da praia, bem como foi realizada uma coleta dos resíduos durante o evento, pois é uma maneira de reforçar o cuidado com ambiente costeiro.
A comissão Ilha Ativa – CIA considera importante reforçar e participar de iniciativa como da II Mostra de Lixo de Origem Internacional, pois percebemos quanto ainda temos que trabalhar no território da APA Delta do Parnaíba (CE, PI e MA). Além disso, coloca-se que é uma maneira de iniciar possíveis diálogos com novas áreas da APA, reafirmando o compromisso socioambiental da CIA, disse a bióloga e técnica em Educação Ambiental da CIA, Ana Brandão.
1 (640x436)
2 (640x436)
7 (640x436)
A CIA agradece o convite para participar do evento e acredita que ele possa sensibilizar a comunidade no geral e com esses gestos contribuem para mudanças de hábitos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...