Essa proposta foi adaptada do projeto Mala da Leitura, coordenado pela professora Maria Solange Brandão, desenvolvido na Escola Municipal Sítio do Berardo, em Recife. E na APA Delta, coordenado pela educadora popular Francinalda Rocha, em parceria com a ICMBio.
A proposta da mala da leitura é um convite para uma viagem em família, compartilhada na escola, pela biodiversidade da APA Delta. Tem como objetivo oportunizar o conhecimento da diversidade biológica que há dentro dessa Unidade de Conservação e ao mesmo tempo contribuir com o processo de alfabetização e letramento. Na maleta contém vários livros sobre a biodiversidade que existe na APA e um caderno de bordo coletivo para que os alunos possam descrever a experiência de viver a viagem em família e outro com a professora para escrever o relato do retorno da mala na sala de aula.
No acompanhamento da primeira etapa com as escolas escolhidas para a execução da ação, os resultados foram surpreendentes e de muito aprendizado. Em todas as escolas acompanhadas foi verificado o engajamento da família ao fazerem a leitura com seus filhos e também o interesse das crianças para buscar mais informações sobre as espécies que são encontradas na sua região.
Na comunidade das Canárias – MA, escola Silvio Freitas Diniz, as professoras relatam que incentivaram a leitura a partir de sua propria família e depois da família de cada aluno. Os discentes ficaram ansiosos e curiosos para levar para casa a mala. Haviam crianças que deixavam de brincar no recreio para ficar lendo. Experiência enriquecedora ao fazer a família conversar e ler com os filhos sobre o seu ambiente.
Os professores da Pedra do Sal, da Escola Dr. João Silva Filho, disseram que essa ação é de grande importância para escola, pois aproxima a família da escola e a envolve com a leitura do seu cotidiano.
No Labino, Escola Maria de Lourdes Pinheiro Machado a professora falou que está sendo uma experiência satisfatória para os alunos, pois aproximou o contato com o livro e permitiu com que visualizassem os familiares dentro da leitura, principalmente nos livros do Cajuí e Murici.
Na comunidade de Ilha Grande de Santa Isabel, Escola Rui Barbosa parabeniza a CIA pela iniciativa e ressalta como os pais abraçaram a ideia com a participação de toda a família conhecendo a área da APA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário