quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Pais e filhos desvendam a biodiversidade da área de proteção ambiental – Apa Delta do Parnaíba

A ação de conhecer a biodiversidade da APA Delta do Parnaíba se dar por meio de uma viagem com a mala da leitura. A mala da leitura é uma proposta da Comissão Ilha Ativa-CIA, Organização não governamental, sem fins lucrativos, com apoio inicial da SOS Mata Atlântica, pelo projeto APA Viva, em parceira com as escolas públicas, localizadas na APA Delta do Parnaíba, nos municípios de Luís Correia (Comunidades do Coqueiro e Macapá), Parnaíba (comunidades da Pedra do Sal e Ilha Grande de Santa Isabel), Ilha Grande (comunidades do Labino e Tatus) e Araioses (comunidade das Canárias) – MA.
1 (640x436)
2 (640x436)
Essa proposta foi adaptada do projeto Mala da Leitura, coordenado pela professora Maria Solange Brandão, desenvolvido na Escola Municipal Sítio do Berardo, em Recife. E na APA Delta, coordenado pela educadora popular Francinalda Rocha, em parceria com a ICMBio.
A proposta da mala da leitura é um convite para uma viagem em família, compartilhada na escola, pela biodiversidade da APA Delta. Tem como objetivo oportunizar o conhecimento da diversidade biológica que há dentro dessa Unidade de Conservação e ao mesmo tempo contribuir com o processo de alfabetização e letramento. Na maleta contém vários livros sobre a biodiversidade que existe na APA e um caderno de bordo coletivo para que os alunos possam descrever a experiência de viver a viagem em família e outro com a professora para escrever o relato do retorno da mala na sala de aula.
3 (640x436)
4 (640x436)
No acompanhamento da primeira etapa com as escolas escolhidas para a execução da ação, os resultados foram surpreendentes e de muito aprendizado. Em todas as escolas acompanhadas foi verificado o engajamento da família ao fazerem a leitura com seus filhos e também o interesse das crianças para buscar mais informações sobre as espécies que são encontradas na sua região.
Na comunidade das Canárias – MA, escola Silvio Freitas Diniz, as professoras relatam que incentivaram a leitura a partir de sua propria família e depois da família de cada aluno. Os discentes ficaram ansiosos e curiosos para levar para casa a mala. Haviam crianças que deixavam de brincar no recreio para ficar lendo. Experiência enriquecedora ao fazer a família conversar e ler com os filhos sobre o seu ambiente.
6 (640x436)
7 (640x436)
Os professores da Pedra do Sal, da Escola Dr. João Silva Filho, disseram que essa ação é de grande importância para escola, pois aproxima a família da escola e a envolve com a leitura do seu cotidiano.
No Labino, Escola Maria de Lourdes Pinheiro Machado a professora falou que está sendo uma experiência satisfatória para os alunos, pois aproximou o contato com o livro e permitiu com que visualizassem os familiares dentro da leitura, principalmente nos livros do Cajuí e Murici.
5 (640x436)
Na comunidade de Ilha Grande de Santa Isabel, Escola Rui Barbosa parabeniza a CIA pela iniciativa e ressalta como os pais abraçaram a ideia com a participação de toda a família conhecendo a área da APA.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...