terça-feira, 3 de junho de 2014

Internauta flagra tromba-d’água no céu da Praia da Pedra do Sal


Fotos: Marcelo Sousa cedida ao Proparnaiba.com
O internauta, Marcelo Pereira de Sousa, registrou estas imagens nesta segunda-feira, dia 02, por volta de meio-dia. Ele relata um fenômeno que aconteceu entre as nuvens, visto a partir da praia da Pedra do Sal em Parnaíba.
Marcelo disse ainda que parecia ser o início de um tornado a partir das nuvens e durou por mais de dez minutos, podendo ser visto de longe. "Era muito grande e foi uma cena incrível", conta.
TROMBA-DÁGUA
Na verdade, segundo especialistas, o que Marcelo viu foi uma tromba- d’água e trata-se de um fenômeno que se forma sobre o mar, captura umidade e vai em direção rumo ao continente. A maioria das trombas-d’água surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar.
Apesar da aparência assustadora, o turbilhão úmido geralmente não causa grande destruição. Em comparação com os tornados formados no continente, cujas rajadas ultrapassam 200 km/h, as trombas-d’água são mais amenas, pois seus sopros chegam no máximo a 80 km/h. Isso acontece porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície.
Meteorolgistas afirmam que como o mar se aquece muito menos que a terra firme, as correntes de ar quente que ajudam a formar os tornados oceânicos são bem menos intensas. O grande problema é quando aparecem várias trombas-d’água na mesma região ou quando uma área é afetada pela espiral e também pelas chuvas torrenciais da nuvem que a originou.
Em geral, elas podem ter mais de 12 quilômetros de altura e 10 quilômetros de diâmetro. Depois do atrito com a terra firme, os ventos perdem força e a tromba-d’água começa a se dissipar. Todo o processo não costuma durar mais que 20 minutos.
Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...