domingo, 6 de janeiro de 2013

Produção de Vidros

Produção de Vidros
Fábrica de produção de vidros

Na atualidade, um pedaço de vidro guarda dados eternamente. Mas também servem para fazer janelas e copos, lunetas e microscópios, espelhos e pratos, dentre as milhares de aplicações.Mas hoje o vidro é o principal condutor de energia acumuladora de dados Eternamente!  Para isso, precisamos de areia com especificidades exatas, e isso nós temos demais na Pedra do Sal e em toda a região litorânea. Alguém ainda deve lembrar que nos anos 50 os russos e os americanos baixavam aqui seus helicópteros militares para carregar areia. Atividade suspensa com a revolução de 64.

Ninguém sabia que diacho eles queriam com esta areia, hoje nós sabemos. A radioatividade destas areias serve para compor um material chamado yellow cake que vem a ser o combustível para bombas atômicas.

Nossas brancas areias, em todo litoral do Piauí, são ricas em sílica (SiO2) e se prestam a muitas aplicações, dentre elas o vidro. É certo que o processo não é tão simples, pois requer muitos investimentos, sobretudo em energia, coisa que hoje nós não temos suficiente, pois
para fabricar o vidro são utilizados fornos de altas temperaturas (1500º). Para fabricar o vidro precisamos ainda de calcário (CaCO 3), barrilha (Na²) e feldspato (Co³). Vale lembrar que estas matérias primas são abundantes no norte do Piauí.

Este é um dos projetos que fazem parte dos projetos de destaque da ANOR - Associação do Norte do Piauí. Anexamos um link interessante que você deveria assistir, trata-se de um filme sobre a história e o processo de como fazer o vidro e a industrialização de garrafas de cerveja.

Assista! Clique no link a seguir e aguarde um pouquinho: http://www.youtube.com/watch?v=3P92tCt9XBU

Se alguma autoridade política ou econômica resolvesse acreditar nesta iniciativa, este processo poderia render bons dividendos ao Norte do Piauí.

Depois não digam que não desenvolvemos por não ter projetos! Se houver vontade política, o projeto está pronto!

Jorge Machado Faísca para o Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...