sábado, 26 de janeiro de 2013

Comitiva de Tutoia do Maranhão vem a Parnaíba solicitar licença ambiental para instalação de parque eólico

Na tarde desta sexta feira (25) moradores da cidade de Tutoia no Maranhão se deslocaram em comitiva com o Prefeito “Diringa” para uma reunião com a analista ambiental Silmara Erthal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) na área de proteção ambiental (APA) Delta do Parnaíba.

O Prefeito de Tutoia veio acompanhado de assessores e contou com o apoio da Prefeitura de Paulino Neves que já conseguiu a permissão do instituto na APA do Maranhão. O objetivo da reunião é conseguir junto ao instituto em Parnaíba a permissão para instalação de uma usina eólica na praia de Arpoador em Tutoia. A companhia Bioenergy pretende instalar mais de 200 aerogeradores que irão atrair investimentos, empregos e benefícios para a região de Tutoia e Paulino Neves.
Ambientalista Silmara Erthal e o Prefeito de Tutoia Diringa

Após a reunião a Analista Ambiental Silmara Erthal se pronunciou. “Discutimos como funciona o encaminhamento do processo ambiental dentro do ICMBIO junto a Secretaria do meio ambiente (SEMA) que é o órgão estadual responsável pelo licenciamento, por se tratar de uma área de proteção ambiental nós temos que analisar os impactos ambientais e sociais que são muito importantes dentro de uma APA, iremos analisando quando este projeto chegar em nossas mãos”. Disse a Ambientalista.

Todos os órgãos envolvidos no projeto, inclusive o Governo do Estado, aprovaram a instalação e ficou acertado para depois do carnaval uma visita do Instituto Chico Mendes com acompanhamento da Prefeitura para em seguida se reunirem junto com a empresa responsável pela instalação dos aerogeradores. Ainda de acordo com Silmara, foi colocada para a Prefeitura de Tutoia a necessidade de elaborar um plano de manejamento da unidade que é um documento onde vai ter o zoneamento da área onde será discutido junto à comunidade e a gestão municipal, para saber a melhor forma de aproveitamento do local, seja no turismo, na produção de energia ou na pesca.

Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...