quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Renda que gera renda: Uol faz matéria sobre mulheres do PI


Em Ilha grande, no Norte do Piauí, o Uol fez reportagem com as mulheres rendeiras da região 
O portal Uol veio ao Piauí, como parte do projeto que eles tem, chamado "UOL pelo Brasil", que é semelhante ao "Redação na expansão", em que em que os repórteres acompanham os gerentes de expansão do portal cobrindo o pleito nas principais cidades das regiões Norte, Sul, Centro e Sudeste do Piauí.
Na cidade de Ilha Grande, Norte do Estado, o portal realizou uma reportagem com as mulheres rendeiras da região. Veja:
"As rendeiras de Ilha Grande (PI) chamam a atenção de quem passa pela cidade. O ofício minucioso é aprendido ainda criança e é passado de mãe para filha. Algumas vivem apenas da renda tirada da artesanato, e, segundo Maria Galeno, presidente da Associação das Rendeiras de Ilha Grande, quase todas as mulheres da cidade sabem fazer renda. O trabalho ficou conhecido até entre as celebridades. Elas já fizeram peças para a ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher de Lula, para a modelo Fernanda Lima e para Sophia, filha de Cláudia Raia com Edson Celulari".
Entrevistando as mulheres, a reportagem mostra o processo da renda, quando elas comentam que apredenderam o ofício desde criança, num processo que não é nem de mãe para filha, mas de vó para neta.
Elas também falam das dificuldades na família, uma vez que,  na maioria dos casos, elas são esposa de pescadores, aí então, a renda acaba se tornando, além de um ofício, uma forma de aguardar o marido chegar.

FotoS: Reprodução da Uol
CAJUÍNA
A matéria também fala sobre a cajuína: "Como diz a música de Caetano Veloso, a cajuína é sucesso absoluto no Piauí. Considerada patrimônio cultural do Estado, a bebida é oferecida em qualquer bar ou restaurante piauiense. Feita a base de caju, a bebida hoje é produzida por várias marcas e virou pedida obrigatória de quem visita o Estado".
DUNAS x RODOVIAS
Esse também foi outro tema abordado na reportagem: "A cidade de Ilha Grande sofre com a falta de controle ambiental das dunas. Durante o período de ventos fortes, as rodovias que dão acesso à cidade ficam cobertas por areia. Para sanar o problema, no último dia 29, houve a assinatura da ordem de serviços de um projeto de R$ 1,8 milhão, incluso no PAC 2 (segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento). Na primeira etapa serão contidos 131 hectares (cada hectare equivale a 10 mil m²) de dunas, que ameaçam a navegabilidade e o acesso ao Delta do Parnaíba. A obra deve durar 24 meses".
Fonte: Com informações do Uol
Edição: Alex Gomes
Repórter: Alex Gomes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...