quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ex-catador de caranguejo faz universidade e tem próprio negócio



Imagem: Meionorte.com
O ex-catador de caranguejo de Ilha Grande, Adilson Castro, que há três anos foi mostrado pelo veículos do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, após ter sido aprovado no curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, serviu de exemplo de como a educação pode mudar a vida das pessoas. Espelhados em Adilson Castro, seus irmãos também passaram na universidade e um deles, Valdir Castro, está fazendo o segundo ano do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Piauí, e o outro está cursando Direito em São Paulo.

Todos eram catadores de caranguejo e pescadores e filhos de pescadores em Porto dos Tatus, que dá acesso ao Delta do Parnaíba.

Reportagem da jornalista Cínthia Lages mostrou novamente Adilson Castro na Caravana Piauí de Ouro, promovido pelo Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, no programa “Agora”, da Rede Meio Norte, apresentado por Silas Freire.

Ao ser aprovado no vestibular para a Universidade Federal do Piauí, Adilson Castro começou uma nova fase de sua vida e a divulgação de seu feito mudou a vida de sua família e da comunidade de Ilha Grande.

“Mudou principalmente por causa de meu conhecimento. A universidade pôde me proporcionar de como eu vejo a comunidade e meus atos foram direcionados para atividades de renda de outra maneira, com o turismo”, declarou Adilson Castro, estudante do sexto bloco do c urso de Turismo.

Ele declarou que a atividade de catador de caranguejo teve importância fundamental por constituir a pessoa que é hoje. “Uma pessoa não apenas com qualificação, mas também uma preocupação com o outro, com seu vizinho. Aquilo trabalhou a minha cidadania, que era difícil”, declarou Adilson Castro.

Ele repassa sua experiência para os jovens catadores de caranguejos sugerindo uma reflexão sobre o que a pessoa é hoje , assumir o que a pessoa é, sua limitações e entender onde se quer chegar. “A partir daí escolher o que você quer trilhar. Foi isso que eu fiz. Fiz certo sacrifício, foi um pouco cansativo trabalhar durante o dia e estudar durante a noite, mas isso foi muito bom porque eu valorizo tudo o que eu conquistei e tudo o que eu estou conquistando”, declarou Adilson Castro. 
Ele montou uma agência, a Ilha Turismo, que faz atendimento on-line e oferece serviços de passeios diferenciados ao Delta do Parnaíba. Ele tem um sócio, faz os contatos com os clientes pela internet e atende até grupos de italianos.

“Nós fazemos o passeio de forma completamente diferenciada. Porque a gente trabalha repassando um pouco da vida da comunidade, integra a comunidade e tudo isso torna o nosso produto diferenciado no mercado”, declarou Adilson Castro.

O irmão de Adilson, Valdir Castro está estudando Engenharia de Pesca, no quarto período. “O Objetivo que ele (Adilson Castro) era o mesmo que eu, que é crescer na universidade. “Eu sou catador de caranguejo e pescador. Por isso, fiz Engenharia de Pesca”, declarou Valdir Castro. Ele quer abriu seu próprio negócio.

Na cidade de Ilha Grande dez amigos de Adilson Castro foram aprovados para universidades públicos a partir de 2009.
Fonte: Meio Norte
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...