terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pescadores realizam avaliação e planejamento no estuário do Timonha e Ubatuba

No dia 18 de outubro, na comunidade Coroa Grande, em Cajueiro da Praia aconteceu uma reunião do Grupo de 12 pescadores durante o dia e à noite aconteceu o encontro de apresentação e validação do acordo de pesca elaborado por eles.

Na reunião com o Grupo dos 12 foi avaliado o que se planejou para o mês de outubro, feitos encaminhamentos e apresentados os informes das colônias de Cajueiro da Praia – PI, Chaval e Bitupitá no Ceará.
Dentre os encaminhamentos realizados foi discutido as reuniões para formar associações produtivas e a regularização de outras com os pescadores do estuário; palestras sobre a viabilidade de construção de marambaias; realização de reuniões nas comunidades sobre o acordo de pesca; regularização da documentação dos pescadores; possibilidade de visita à Embrapa MN para conhecer o cultivo integrado.
Nesse dia foi entregue aos presidentes e/ou representantes das Colônias, ofício do ICMBio dando prazo para regularização das carteiras de pescadores, onde ficou acertado que o prazo máximo será até fevereiro de 2013. Com isso, as três colônias ficaram de encaminhar oficio conjunto para Ministério da Pesca e Aquicultura para viabilizar o mais rápido possível a situação da documentação dos pescadores, bem como elaborar um ofício ao IBAMA e ICMBio para que ocorra com mais eficácia a fiscalização em suas regiões.
A primeira reunião de acordo de pesca aconteceu nesse dia 18, à noite em Coroa Grande, município de Cajueiro da Praia – PI que iniciou realizando a apresentação dos presentes e o que iria acontecer na reunião, pela facilitadora da CIA Francinalda Rocha, em seguida a diretora da APA do Delta, Silmara Erthal falou sobre as ações de fiscalização da APA Delta do Parnaíba nessa área e qual a importância de ser um pescador artesanal. Após esse momento a analista do ICMBio, Patricia Claro fez uma recapitulação do projeto Gestão Pesca (2010 – 2012) contextualizando como surgiram as propostas a serem apresentadas pelos pescadores. E os pescadores Claudia de Araujo e Francisco de Sousa fizeram a exposição, esclarecimento e votação das propostas nessa comunidade.
No final do encontro foram realizadas comunicações e uma dinâmica de integração entre os presentes
Fonte/comissaoilhaativa.org.br.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...