segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Projeto Peixe-boi realiza atividades em Cajueiro da Praia (PI)

O projeto peixe boi do Centro de Mamíferos Aquáticos – CMA/ICMBio (PI) desenvolve ações educativas no município de Cajueiro da Praia – PI, em parceira com o projeto Tartarugas do Delta (Comissão Ilha Ativa – CIA) e Care Brasil. As atividades são realizadas em dois polos da educação do município: Polo I que se insere as escolas do centro do município e o Polo II as escolas das comunidades de Barrinha  e Barra Grande.

No mês de outubro as ações que ocorreram no Polo I foram visitas e planejamento com os docentes na base do Projeto Peixe boi para realização de atividades com os estudantes. E com os discentes aconteceu apresentação da estrutura do CMA-PI e ações educativas: exibição de vídeos, contação de histórias com fantoches e com personagens – Professor Alegria e a Emília do Sitio do Picapau Amarelo, com a temática peixe-boi para aproximação das escolas a este Centro.
No Polo II as escolas deram continuidade o trabalho com a temática sobre lixo. Primeiramente produziram coletores seletivos para sensibilizar os discentes da importância em realizar a coleta seletiva. Em seguida foram realizadas atividades envolvendo as disciplinas: português, ciências e artes para trabalho e produção de materiais educativos com os estudantes. Com os pais e mestres foi realizada palestra na Unidade Escolar Maria Florência, na comunidade de Barrinha, Cajueiro da Praia – PI, com utilização do folder educativo sobre o lixo do Projeto Tartarugas do Delta.
Para o direcionamento das futuras ações no Polo II foram realizadas reuniões com professores (no final do expediente para não atrapalhar as aulas) de Barrinha e Barra Grande, com o objetivo de planejar a culminância das ações desenvolvidas pelo projeto Peixe Boi onde serão realizadas feiras socioculturais.
Na comunidade de Barrinha foi decidido trabalhar o que acontece na comunidade, com ênfase no lixo, onde serão realizadas exposição e explicação pelos discentes do foi estudo por eles durante as aulas.
E em Barra Grande ficou planejado realizar show de talentos também com a temática lixo, envolvendo as seguintes modalidades: desfile com roupas confeccionada por produtos do lixo, dramatização, musica, poesia, documentário, confecção de brinquedos utilizando materiais do lixo.
De acordo com o planejamento do Polo II as escolas estariam envolvidas na ação de limpeza de praia. A Escola Maria Florencia esteve toda presente no evento e também representantes das Escolas José Adrião e Arlindo Sampaio.
As próximas ações planejadas foram para que aconteça exibição de vídeos, preparação para as feiras e realização da feira socioambental.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...