Ilha Grande sem o sinal de internet
Mais uma vez estamos sem o sinal de internet na cidade(total ou parcial) ,quando isso vai terminar?Por isso estamos com dificudades pra atualizar o blog de Ilha Grande.
Foto/Francinalda
O ex-Prefeito de Ilha Grande Paulo Rogério dos Santos Sousa sofreu um acidente no último domingo 28/03 em sua moto no centro de Parnaíba, quando se chocou com um carro que vinha em alta velocidade,na garupa da sua moto estava seu sobrinho menor de idade.Com o ímpacto o ex-Prefeito teve sua perna e o braço quebrado e o seu sobrinho teve o fêmur exposto.O ex-Prefeito já se encontra em sua residência e o seu sobrinho deve passar por uma cirurgia hoje(30/03).
Durante o acidente o motorista do carro fugiu sem prestar socorro,quando o ex-prefeito estava sendo atendido no hospital HEDA em parnaiba o pai do motorista compareceu ao hospital e prometeu arcar com todas as despesas.
Fonte/Gilson Andrade
A parceria entre a polícia dos estados do Piauí e Maranhão possibilitou a realização de uma grande operação que visou coibir o tráfico de drogas, contrabando, crimenes ambientais, exploração sexual infanto-juvenil, dentre outros na região do Delta do Parnaíba.
A operação Páscoa, deflagrada pelas polícias do Maranhão e do Piauí na última quinta-feira (25), terminou este fim de semana com saldo positivo. A ação movimentou os municípios maranhenses da região do Delta do Parnaíba, além das cidades de Parnaíba e outras entorno.
Os trabalhos foram desenvolvidos pelos órgãos que compõem o Conselho de Segurança do Meio Norte - COMEN, integrando as corporações responsáveis pela segurança dos estados do Maranhão, Amapá, Pará, Piauí e Tocantins. A operação contou com a participação de efetivos das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, do Corpo de Bombeiros e também da Receita Estadual.
De acordo com a delegada Edma Pinheiro, coordenadora do COMEN no Maranhão, estas ações foram executadas a partir de planejamento estratégico montado com o apoio da Inteligência da secretaria estadual de Segurança Pública do Maranhão, identificando os principais problemas de segurança locais, cumprindo mandados judiciais, apreendendo veículos roubados, armas, drogas, entorpecentes, material contrabandeado, evitando a evasão de divisas do Estado, bem como coibindo crimes ambientais, a prática de exploração sexual infanto-juvenil e tráfico de pessoas.
“O objetivo das operações foi cumprido e o que nos deixa mais gratificados é proporcionar, a partir destes trabalhos, uma sensação de maior segurança para a população dos locais por onde passamos”, esclareceu.
Fonte: Jornal Pequeno
Foto Ilustrativa
Esta é uma rota ainda em desenvolvimento pelo setor turístico da região do Delta do Rio Parnaíba, o roteiro é realizado totalmente em águas piauienses e explora as belezas naturais e históricas oriundas da época do descobrimento português.
História:
Pena Nordeste Amador - Piauí é a bola da vez: Restam poucos dias para o Circuito Pena Surf Nordeste Amador, que promove sua segunda etapa entre os dias 2 e 4 de abril na Pedra do Sal, Parnaíba (PI).
As categorias em jogo são: Iniciante, Open Feminino, Mirim, Sênior, Veteran, Longboard, Júnior, Master e Open.
Os atuais detentores dos títulos nas categorias Open e Júnior são, respectivamente, os potiguares André Fagundes e Ítalo Ferreira.
Mas quem largou na frente neste ano na Open foi Glauciano Rodrigues, campeão Pan-Americano Universitário, enquanto o cearense Diego Mendes lídera na Júnior.
Outros que estão na ponta depois de uma etapa são Marcelo Bibita, na Veteran, e Flávio Sukita, na Master, ambos do Ceará, estado que venceu a disputa por equipes em casa, na praia Ronco do Mar.
O Rio Grande do Norte tem dois líderes, o experiente Emanoel de Sousa na Sênior, e o jovem Jackson Rodrigues na Iniciante.
Três outros estados ainda possuem líderes: Alagoas, com Lívia Guimarães, Pernambuco, com Reginho Nascimento nos pranchões e a Paraíba, com José Francisco, o Fininho, atual melhor Júnior do seu estado.
O time da casa, Piauí, tem José Antônio de Sousa, o "Tempin", na categoria Mirim como maior arma, pois nas quatro etapas realizadas ano passado ele se despediu da Iniciante como terceiro melhor surfista. A falta de patrocínio lhe tirou da etapa que volta a ser o palco de encerramento: Baia Formosa, no Sul potiguar.
O Circuito Pena Surf Nordeste Amador 2010 tem apoio da Prefeitura de Parnaíba, Governo do Piauí, Matesa, Menegoti Malhas, Haco, Filati, Caiman, Eberle, Blocos Teccel, Grafcolor, Aventur, TV Delta, Deodato Shaper, Cine Foto Irmãos Vieira, Sempre Modas, Circulando, Starboard, Pro Cursos, CET, Pousada Rosa dos Ventos. Divulgação: Waves e Cearasurf. Realização: Top 16 Promoções e Associação de Surf do Piauí (ASPI).
Ranking do Pena Surf Nordeste 2010 depois de uma etapa
Iniciante
1 Jackson Rodrigues (RN)
2 Lucas Pires (RN)
3 Elivelton Santos (PB)
4 Rafael Venuto (CE)
Open Feminino
1 Lívia Guimarães (AL)
2 Gabriela Silveira (RN)
3 Larissa dos Santos (CE)
4 Stefany Freitas (CE)
Mirim
1 José Francisco (PB)
2 Johne Fran (CE)
3 Gabriel Farias (PE)
3 Carlos "Fanning" Rodrigues (RN)
Sênior
1 Emanoel de Souza (RN)
2 Luciano Cavalcante (CE)
3 Alessandro Nogueira (CE)
4 Gilvan Lima (CE)
Veteran
1 Marcelo Bibita (CE)
2 Pena (CE)
3 Elivaldo Silva (BA)
4 Paulo Roberto (RN)
Longboard
1 Reginaldo Nascimento (PE)
2 Marcelo Bibita (CE)
3 Cardoso Jr (CE)
4 Vitor Hugo (CE)
Júnior
1 Diego Mendes (CE)
2 John Fran (CE)
3 Thomas Demétrio (CE)
4 Saulo Barros (CE)
Master
1 Flávio Sukita (CE)
2 Cardoso Jr (CE)
3 Sérgio Ricardo (CE)
4 Elias Lamas (RN)
Open
1 Glauciano Rodrigues (CE)
2 José Wilson (CE)
3 Artur Silva (CE)
4 André Fagundes (RN)
Equipes
1 Ceará
2 Rio Grande do Norte
3 Pernambuco
4 Bahia
5 Paraíba
6 Alagoas
7 Piauí
Parnaíba, no litoral piauiense, é ponto de partida para se conhecer o único delta das Américas. São cinco braços que se abrem em direção ao Atlântico, oferecendo beleza para deleite dos olhos, uma apoteose de natureza, equilíbrio, vida e luz
Delta não é apenas a letra grega. Quer dizer, também, a foz de um rio que se ramifica em várias direções antes do encontro com o mar. De tão raro, o espetáculo só acontece em três lugares do mundo. O Piauí é um desses lugares. O vizinho Estado abriga o Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas.
São mais de 75 ilhas compondo o Delta, que oferece a comunhão da água doce do rio com o mar, a luminosidade do litoral e a biodiversidade de uma floresta tropical preservada. No passeio, que pode demorar até cinco horas ou mais, por decisão do visitante, o cenário proporciona o contato com os simpáticos ribeirinhos em seus barcos coloridos e muito mais: imensas dunas, florestas de igarapés, praias virgens de água doce ou salgada, lagoas transparentes, florestas de manguezais e animais exóticos, alguns deles pouco amistosos.
Ao avançar pelo Delta do Parnaíba em iates, barcos ou potentes lanchas "voadeiras", o turista se deixa levar pelo ritmo das águas, lentas ou revoltas, dependendo da hora da aventura. Sob o sol, a estação do ano inteiro na região, ele se delicia com o contato imediato com a natureza. Guarás [ave símbolo do Delta - foto ao lado] colorem o céu do lugar de vermelho em meio ao verde em toda a sua exuberância.
"A paisagem não deixa dúvidas: o Delta é o maior paraíso ecológico do Estado e de todo o Nordeste brasileiro", dizem os piauienses, com orgulho, embora sua maior porção pertença ao Estado do Maranhão. O visitante concorda ao lembrar as surpresas a cada curva do Rio Parnaíba, a sensação de liberdade a cada pegada nas dunas, o papo descontraído com os catadores de caranguejos, sentidos ativados, sensações únicas. O nativo define com simplicidade: o Delta é um mar de vida que deságua no Piauí.
Centenário de Chico Xavier
O Conselho Federativo Nacional da FEB, em reunião realizada nos dias 7 a 9 de novembro de 2008, aprovou o “Projeto Centenário de Chico Xavier”, com o objetivo de enfatizar a obra de Chico Xavier e contribuir com a preservação de sua memória.
Terceiro congresso espírita brasileiro de 16 a 18 de abril,
Objetivos do Congresso
dar foco nas obras de Chico Xavier;
destacar a influência da obra psicográfica de Chico Xavier no Movimento Espírita Brasileiro e no Mundo;
destacar as obras de Emmanuel e de André Luiz;
destacar o exemplo de vida de Chico Xavier;
respeitar o direito à privacidade pessoal e espiritual de Chico Xavier
Blog do Vereador Edmar "O Sargento
A APA (Área de Proteção Ambiental) do Delta do Parnaíba foi contemplada pela FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO DE PROTEÇÃO À NATUREZA com recursos no projeto de Monitoramento de desova de tartarugas marinhas. A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza, pesquisas da fauna e da flora contribuindo para o equilíbrio ecológico do planeta e para a manutenção da vida. O projeto foi desenvolvido pelo Biólogo WERLANNE MENDES DE SANTANA para a praia do Arrombado.
Fonte/Jorge Machado
Por volta das 9h da manhã de hoje,19, um corpo em estado de decomposição(não mostraremos a imagem) foi encontrado ao lado de um "suíno" em meio as dunas do Porto dos Tatus em Ilha Grande. Segundo informações de parentes e populares, o corpo foi identificado como Diogenis Alves,21 anos.
Segundo informações da avó da vítima, Luzia Alves, o neto já tinha passagens pela polícia e bebia muito. "Meu neto já tinha passagens pela pólícia, nossa senhora, quanto eu pedi pra que ele parasse de beber e de procurar confusão na rua!". disse a avó. Já os populares afirmam que Diógenis consumia muita droga e alcóol.
O delegado da Ilha Grande, Marcelo Sousa, suspeita que tenha ocorrido um acerto de contas."O Diógenis já deu duas entradas aqui por roubo, vivia em briga com o pai, roubava os avós, a última entrada foi quando ele furtou um cartão de crédito da avó e o avô veio denunciar!". Marcelo Sousa afirma também que suspeitam que o animal que foi encontrado ao lado do corpo seja o mesmo que foi roubado da casa da vizinha da vítima, a dois dias atrás, mesmo período em que Diógenis saiu de casa, na companhia de dois amigos.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Ilha Grande.
Fonte: Tiago Lemos /
Acontece no dia 16 de maio a eleição para a nova diretoria da colônia de pescadores.Veja na foto o candidato da oposição(senhor Francisco das Chagas Gomes,o chaguinha Gomes)
Fonte e Foto/Gilson Andrade
No último domingo 21/03 aconteceu na colônia de pescadores a escolha da comissão eleitoral que irá comandar o pleito das eleições do dia 16 de maio,onde será eleito o novo presidente da colônia z-7.
A comissão ficou formada da seguinte maneira:
Fernanda Lopes Ferreira,Adjailson Sousa da Silva e Salmon Pereira Dias.
Fonte e Foto/Gilson Andrade
Acontece no dia 16 de maio a eleição para a nova diretoria da colônia de pescadores.Veja na foto abaixo o candidato que tem o apoio da atual diretoria(senhor Francisco de Assis de Sousa).
Fonte e Foto/Gilson Andrade
Quais legados podemos deixar para
nossas futuras gerações? Receio que nossos descendentes queiram ser
compulsoriamente aposentados, perdendo a sensatez e os próprios princípios
de Deus. Uma revisão em nossos princípios e costumes, já que não posso falar
das leis, não seria uma luz no fim do túnel? A emoção de compartilhar
pensamentos convergentes e divergentes produz motivação para uma construção
saudável. “ A nossa missão não é julgar o que é justo ou injusto: é apenas
ajudar”. (Teresa de Calcutá)
Dr. JOSÉ OSVALDO ( MÉDICO ORTOPEDISTA)
Meu nome Pedro filho,acadêmico do curso de enfermagem na faculdade piauiense-fap-parnaiba,sou uma pessoa dedicada aos meus princípios na cidade de ilha grande,estou me graduando na aréa da saúde para prestar meus serviços aos ilha grandenses,tenho uma história política ,atualmente estou filiado ao PSDB,sou funcionaário do estado e município.
Por Pedro Filho
Muito tem se falado sobre o tsunami, chegando inclusive a me criticarem por ter postado a matéria, só por que fui o primeiro... Pois é, agora o mundo inteiro comenta sobre o assunto e a mais nova versão sintetizada sobre o tema extrai do “Le Fígaro”: Entre nove e 12 horas depois do colapso em La Palma (Arquipélago das Canárias), ondas de 20 a 50 metros vão cruzar 6.500 km de oceano e atingir as ilhas caribenhas e a costa Leste dos Estados Unidos e Canadá. Ao chegar a portos e estuários, a água será canalizada para o interior. Até 19 horas depois da erupção, ondas de 4 a 18 metros vão atingir a costa Norte e Nordeste do Brasil, do Pará à Paraíba (o Piauí também viu?). Ou seja, pode acontecer? Pode. Certo que bem mais fraco, agora quando? SÓ DEUS SABE!!!
Fonte/Jorge Machado
Foto/Gil Oliveira
A defesa civil da cidade entregou nos últimos dias filtros e colchões as famílias mais carentes em nosso município.
Foto/Gilson Andrade
Começa nesta segunda(22/03) a campanha de vacina contra o vírus H1N1.
22 de março a 02 de abril(grávidas em qualquer período de gestação,crianças de 06 meses até 02 anos,portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos).
05 a 23 de abril(adultos de 20 a 29 anos).
24 de abril 07 de maio(população com 60 anos ou mais com doenças crônicas,crianças com idade entre 06 meses e 02 anos,diabético e hipertenso.
Foto/Gilson Andrade
Começa nesta segunda(22/03) a campanha de vacina contra o vírus H1N1.
22 de março a 02 de abril(grávidas em qualquer período de gestação,crianças de 06 meses até 02 anos,portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos).
05 a 23 de abril(adultos de 20 a 29 anos).
24 de abril 07 de maio(população com 60 anos ou mais com doenças crônicas,crianças com idade entre 06 meses e 02 anos,diabético e hipertenso.~
Foto/Gilson Andrade
Na noite desta quinta-feira, dia 19, parte dos membros da AETRE, Associação dos Empresários de Turismo da Rota das Emoções, estiveram reunidos na Pousada dos Ventos em Parnaíba.
O tradicional encontro informal da entidade é realizado quinzenalmente. “A cada novo encontro escolhemos um local diferente dentro da Rota das Emoções para conversarmos sobre as novidades do dia a dia do nosso trabalho”, revelou o proprietário de agência de turismo Edilson Moraes Brito.
Dos quatro mil quilômetros da costa nordestina, o Piauí tem 66. O espaço é pequeno se comparado com a área de litoral do Brasil, mas suficiente para a celebração da vida.
Durante muito tempo, o Piauí foi um Estado sem litoral. Uma troca de parte do seu território com o vizinho Ceará foi o que permitiu ao Estado ganhar sua porção litorânea. Dividida em duas partes - Ilha Grande de Santa Isabel e continente -, a costa piauiense vem sendo descoberta aos poucos. Ali, sol e mar se tornam ainda mais atrativos graças à boa estrutura de receptivo já disponível para os visitantes. E novos empreendimentos vão surgindo à beira-mar. Quem chega se encanta e reconhece: nem imaginava encontrar tanta beleza.
A propaganda oficial diz: "Vem para o Piauí. É feliz quem passa férias aqui". Que modestos! Dá vontade de ficar bem mais tempo por lá, principalmente se o roteiro escolhido for o litoral. A felicidade está garantida a partir de pequenas ações, como pegar um bronze, andar nas dunas, descobrir novas praias e ser tratado como um verdadeiro rei, com direito a mesa farta para repor as energias e viver intensamente o litoral piauiense.
Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, é o ponto de partida para desbravar a costa do Estado. Sua única praia é Pedra do Sal, a 15 quilômetros do centro e integrada à Ilha de Santa Isabel, a maior e mais importante do Delta do Parnaíba. O lugar começa a ser urbanizado, mas mantém a rusticidade. Imensas pedras dividem a costa. De um lado, mar calmo e convidativo ao banho. Do outro, mar bravio, ideal para os amantes do surfe. Pequenas barracas recebem os visitantes. O farol erguido pela Marinha é o ícone da praia.
Para "tirar o sal" e se divertir na água doce, o destino é a Lagoa do Portinho, cercada de dunas branquíssimas. Windsurfistas fazem a festa nas águas escuras. Quem prefere mais tranquilidade pode aproveitar passeios de lancha e banana-boat. Vale esperar o entardecer no "Portinho" para apreciar o belíssimo pôr-do-sol. De volta a Parnaíba, a noite animada ao ritmo do forró promete muita azaração.
Junto de Parnaíba está a pequena Luís Correia, dona da porção maior da costa piauiense. Atalaia é a praia mais badalada, com boa estrutura de barracas e bares à beira-mar, além de hotéis e pousadas. Mais adiante fica a praia Peito de Moça. Depois vem Coqueiro, ideal para quem busca tranquilidade. Peixes-bois e outros mamíferos aquáticos são visitas constantes junto aos arrecifes.
A próxima atração é Itaqui, praia deserta com dunas de mais de 25 metros de altura. Já na vizinha praia de Arrombado, bares rústicos fazem o receptivo dos turistas. A praia é plana e a extensa faixa de areia branca contrasta com o azul do mar.
Outras praias de Luís Correia são Carnaubinha e Macapá, onde deságua no mar o rio Camurupim, formando ampla área de águas mansas propícias para banho e passeios de canoas a vela. No mesmo cenário destaca-se a lagoa do Sobradinho, ideal para pesca, banho e a prática de esportes náuticos.
Barra Grande
Do outro lado do rio Camurupim fica Cajueiro da Praia, cidade tranquila e plena de beleza em suas praias, rios, mangues, fauna e flora. Barra Grande é o maior atrativo do lugar. O vento sopra forte e constante para deleite dos kite-surfistas, que transformaram a praia num de seus "points" no Nordeste. O colorido das velas dos esportistas proporciona ainda mais cor à Barra Grande, onde a maré baixa oferece piscinas naturais. Não há asfalto na vila. Em compensação, é boa a oferta de pousadas e restaurantes.
Outro atrativo de Barra Grande, que conta com confortáveis pousadas para hospedagem, é visitar o habitat natural de cavalos-marinhos em passeios de canoa a vela pelo estuário dos rios Camurupim e Cardoso. Como os bichos ficam camuflados na vegetação, é difícil vê-los soltos. É necessário a ajuda dos condutores.
Na localidade, uma associação de condutores facilita o acesso dos turistas à aventura, presta informações sobre a espécie e apresenta os pequenos e exóticos animais, que são aprisionados em pequenos aquários para apreciação e depois devolvidos às águas.
Como o passeio para ver os cavalos-marinhos termina num trecho isolado da praia, quem não quer fazer a caminhada de volta pode usar "os préstimos" de uma charrete. No percurso, os guias esticam o bate-papo para falar sobre a vida tranquila na vila piauiense.
Mais belezas
O passeio na costa continua pela praia da Barrinha, com charmosa aldeia de pescadores onde casas coloridas se destacam na paisagem, e alcança a praia Sardim, cenário histórico destacado pela presença de um cemitério nas proximidades da beira-mar. O branco artístico destaca-se na vastidão do azul do mar com a areia das dunas e o verde do imenso coqueiral.
Na praia do Morro Branco, o clima é de fascínio para o descanso do corpo e da alma. Mangues de botão, pedras, maçaricos, algas e vasto coqueiral formam a bela paisagem.
A próxima parada é a praia Ilha Dantas, onde a água é translúcida. Quando da maré seca são formadas belas coroas. Nativos falam dos encantamentos da Ilha Dantas e dos tesouros que estariam esquecidos por lá.
Antes de alcançar a divisa do Piauí com o Ceará, os aventureiros da costa ainda conferem as praias do Cajueiro, Ponta do Saco, sítio arqueológico catalogado pelo Iphan; Barbaço, principal local de coleta de sururu e considerada adequada para caminhadas e contemplação da natureza; e a praia da Itam, ideal para a observação de peixes-boi. Ali, é possível realizar passeios pelas gamboas, avistando Pontal das Almas, do outro lado, no Ceará.
Se a preferência for por praias mais selvagens, busque a porção Oeste do litoral do Piauí, a partir de Parnaíba até a divisa com o Estado do Maranhão. São 24 quilômetros de costa, divididos entre Parnaíba e Ilha Grande. O Rio Parnaíba recorta a região e despeja suas águas no Atlântico, abrindo um grandioso delta com cerca de 90 ilhas.
Com 1.485 quilômetros de extensão, o rio serve de divisa com o Maranhão e representa o traço que distingue a caatinga do Nordeste semiárido e as terras úmidas e florestas equatoriais do Norte-Nordeste.
Nessa imensidão, resta ao visitante escolher entre uma infinidade de praias virgens ou sua barra predileta. A escolha pode ser a das Canárias, do Iguaçu... Depois é só se esbaldar junto à natureza exuberante e exótica.
Boa mesa
Para que o visitante se encante ainda mais pelo litoral piauiense, o nativo da costa recebe com fartura, oferecendo os sabores da culinária regional à base de frutos do mar e pratos típicos, como a apetitosa Maria-Isabel, regados a sucos de frutas regionais e a saborosa cajuína piauiense. Fica fácil se sentir no paraíso e perceber que, na verdade, não existem paraísos perdidos. Basta procurá-los.
Saiba Mais
Parnaíba é a maior das cidades do litoral do Piauí, com acesso rápido a toda a costa do Estado. Fica a 487 km de Fortaleza
Como chegar:
De carro: Acesso pela BR 222 e CE 085
De ônibus: A Expresso Guanabara (4005.1992) liga Fortaleza a Parnaíba
Onde ficar:
Em Parnaíba - Hotel Cívico (3322.2470), Hotel Pousada dos Ventos (3323.2555)
Na Ilha do Caju - Pousada Ecológica Ilha do Caju (3322.2380)
Em Luís Correia - Aimberê Resort (366.1142), Rio Poty Hotel (3367.21550)
Em Cajueiro da Praia - BGK (9983.1020), Pontal da Barra (3369.8173), Mualen (3369.8060)
Código DDD: 86
site: www.piemtur.pi.gov.br
Por: FERNANDO BRITO - REPÓRTER.Viagem a convite do Ministério do Turismo
A extensão é pequena, mas a beleza é imensa. O cenário reúne o Delta do Parnaíba e praias ainda pouco conhecidas da maioria dos brasileiros, onde chamam atenção a limpidez das águas e as paisagens naturais preservadas.
Nas pequeninas coisas, às vezes enxergamos significados grandiosos, repletos de luz, afirmam alguns. Outros preferem dizer que as melhores essências estão nos menores frascos. Talvez assim fique mais fácil descrever o litoral do Piauí. O motivo é simples: O Estado possui a menor extensão da costa brasileira. São apenas 66 quilômetros, abrangendo os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.
Mas, o que importa a extensão se sobram belezas para apreciar? "Melhor assim", observam nativos e visitantes da região. E lembram: "dá para curtir tudo sem a necessidade de grandes deslocamentos". Eles têm razão. Como resultado, aquela costa aos poucos começa a ser descoberta. Gente que veio de longe já transformou recantos em points. Kite-surfistas que o digam. Outros viraram figurinhas carimbadas a cada período de folga prolongada.
O litoral piauiense começa na Barra das Canárias, na fronteira com o Maranhão, e segue pela Ilha Grande de Santa Isabel, passando pelo farol e praia da Pedra do Sal até a Barra da Timonha, na foz do rio São João da Praia, na fronteira com o Ceará. O espaço é pouco recortado, apresentando costas baixas e arenosas, com dunas errantes.
A essência maior no pequeno frasco de beleza natural é o único delta das Américas em mar aberto, o Delta do Parnaíba. Na sua foz, o rio deságua no Atlântico, formando um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área, subdividindo-se em cinco ramificações, onde surgem igarapés, mangues, dunas de areias brancas, lagos e mais de 70 ilhas e ilhotas, enriquecidas com diferentes tipos de animais silvestres.
Há muito o que ver, muito com o que deleitar-se na costa piauiense. Amantes da natureza encontram ali, um verdadeiro habitat. Melhor para os cearenses, que podem usufruir de mais um paraíso nordestino sem ter que percorrer longa distância. Afinal, o Piauí fica logo aqui do lado.
Fonte: Diário do Nordeste
Depois de ouvir reclamações de populares, em visita à Comunidade Barro Vermelho, no dia 18/03 constatamos, conversando com o povo daquela localidade, total descaso com a saúde Bucal.
Desde o ano passado 2009, a dentista desloca-se até o citado posto mas não pode realizar o seu trabalho por falta de equipamentos e até materiais básicos.
A sala está inadequada ao funcionamento, está precisando de reforma.
Alô secretaria de saúde, cadê a Prefeitura!!!
Blog do Vereador Edmar "O Sargento"
Blog do Vereador Edmar "O Sargento"
Blog do Vereador Edmar "O Sargento"
Blog do Vereador Edmar "O Sargento"
Eu sei que isso foi algo que já foi muito divulgado quando ocorreu o Tsunami na Indonésia. Mas uma notícia veiculada na imprensa de Cabo Verde mencionando atividades vulcânicas me chamou a atenção.
Estamos preparados para as ondas assassinas? Hora de fazermos a lição de casa.
Deu no Visão News, um veículo lusófono sediado nos EUA e que veicula, principalmente, notícias de Cabo Verde (um arquipélago no Atlântico a noroeste do continente africano): erupção submarina pode criar nova ilha oceânica perto de Cabo Verde.
A notícia dá conta que um estudo do Instituto Leibniz, na Alemanha, diz que uma erupção vulcânica submarina, perto da ilha do Fogo, em Cabo Verde, pode dar lugar a uma nova ilha oceânica.
O estudo seria publicado na terça-feira, 16 de Fevereiro, pelo Geophysical Journal International, e é assinado por I. Grevemeyer e outros estudiosos.
O levantamento revelou que foram registrados vários tremores na região da montanha submarina Cadamosto, localizada a sudoeste da ilha do Fogo. E que os movimentos mais recentes ocorreram em 1998 e 2004. A pesquisa não dá nenhuma estimativa sobre quando ocorrerá o próximo evento, contudo, a reportagem lembra que a atividade vulcânica submarina pode dar origem a tsunamis.
Apesar do tremor em Cabo Verde de 2004 não ter sido notável, em 26 de Dezembro do mesmo ano, um maremoto provocou o tsunami do Oceano Índico que deixou mais de 285 mil vítimas.
No dia seguinte à publicação da notícia, que pelo jeito causou certa agitação no arquipélago, o pesquisador do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde, Bruno Faria, tratou de acalmar a população declarando que a possibilidade de ocorrência de um tsunami nas ilhas é remota.
O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, garantiu que o governo desconhecia o estudo do instituto alemão. Entretanto, José Maria confirmou que, depois da notícia, deu orientações no sentido de serem feitos os estudos e de se identificar a origem das informações para se fazer o devido acompanhamento.
Não muito distante dali, outro arquipélago já é observado por cientista devido ao potencial destrutivo também ligado à tsunamis.
Em 2001, cientistas alertaram para a real possibilidade de um mega tsunami gerado por uma futura erupção do instável vulcão Cumbre Vieja em La Palma (ilha que compõe as Ilhas Canárias) poderia causar um imenso deslizamento de terra para dentro do mar. Nesse cenário, após o deslizamento a metade oeste da ilha (pesando cerca de 500 bilhões de toneladas) iria escorrer para dentro do Oceano Atlântico.
Esse deslizamento causaria uma megatsunami de cem metros que devastaria a costa da África noroeste, com uma tsunami de trinta a cinqüenta metros alcançando a costa leste da América do Norte muitas horas depois, causando devastação costeira em massa e provavelmente a morte de milhões de pessoas.
Segundo Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos Benfield Grieg, da University College of London, é possível que essas ondas gigantes venham atingir o norte e o nordeste brasileiro.
Ondas de 4 a 18 metros iriam atingir do Pará à Paraíba. A ilha de Fernando de Noronha seria um dos locais onde a tsunami chegariam com mais força no Atlântico Sul.
"A parte mais alta de Belém tem só 30 metros de altura. O famoso Mercado Ver-O-Peso, por exemplo, ficaria encoberto por água".
José Geraldo Alves. Centro de geociências da Universidade Federal do Pará
Esse fato preocupa pela ausência de um sistema de detecção de tsunamis capaz de dar algum tipo de aviso com alguns minutos de antecedência, caso venha ocorrer o desastre natural.
O caso da menina inglesa Tilly é um exemplo de como a educação e as campanhas podem ajudar a minimizar perdas humanas e aumentar as chances de sobrevivência da população, em caso de desastres. Em 2004, Tilly tinha 10 anos de idade e consta que tenha salvo a vida de cerca de 100 pessoas na ilha de Phuket, na Tailândia.
Tilly previu que um tsunami estava preste a atingir o litoral da Tailândia ao se lembrar de uma aula de geografia.
"Estava na praia e a água voltou estranha, havia borbulhas. De repente, o mar começou a recuar. Compreendi o que estava ocorrendo, tive a sensação de que ia haver um tsunami e avisei a minha mãe", disse a menina ao jornal "The Sun". Foi essa percepção que fez com que se retirasse as pessoas da praia e do hotel vizinho antes da chegada da onda gigante.
Andrew Kearnay, o professor de Tilly em Oxshott, no condado de Surrey (sul da Inglaterra), confirmou ao jornal que havia explicado a seus alunos que, a partir do momento que o mar recuasse, haveria 10 minutos para reagir antes da chegada do tsunami.
Nos EUA, além de estarem monitorando constantemente o oceano, através do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, algumas localidades, como a cidade de San Diego na Califórnia, fazem campanhas de conscientização para a população como a que pode ser vista no vídeo abaixo.
A ONU, através do ISDR (International Strategy for Disasters Reduction), disponibilizou jogos educativos on-line, no estilo SimCity, para a prevenção de desastres naturais, entre eles os Tsunamis. Você pode jogar para testar seu desempenho na prevenção de tragédias jogando o Stop Disasters! Disponível em vários idiomas (menos em português, é claro :-P).
Não é possível determinar quando essas catástrofes ocorrerão, mas muitos cientistas acreditam que pode ser a qualquer momento ou daqui a séculos. A vulcanologia não é uma ciência exata. Infelizmente. A única coisa que podemos efetivamente fazer hoje é nos prepararmos com tecnologia e políticas de defesa civil.
Sensores marítimos de alerta monitorados remotamente por satélites e programas de evacuação de áreas potencialmente em risco já seria um bom começo.
Fonte e Foto: Carlson Pessoa
O Juiz Carlos Eugênio Macedo da Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Parnaíba, julgou ilegal a greve dos servidores da Prefeitura Municipal de Ilha Grande do Piauí.
No seu despacho o magistrado determinou a imediata volta dos servidores aos seus postos de trabalho e estipulou uma multa de 5 mil reais dia, à Associação dos Servidores Públicos do município por desobediência a decisão da Justiça.
Blog do Vereador Edmar "O Sargento"
Blog do Vereador Edmar "O Sargento"
Blog do Vereador Edmar "O Sargento"
Blog do Vereador Edmar "O Sargento" às
Blog do Vereador Edmar "O Sargento
Blog do Vereador Edmar "O Sargento"