terça-feira, 28 de abril de 2015

Roteiro de viagem: Delta do Parnaíba é considerado um paraíso ecológico e encanta turistas


Dunas que avançam em direção ao 
rio e aos povoados da região levadas pelo vento. Manguezais com árvores de até 30 metros de altura, e uma biodiversidade que abriga centenas de espécies em mais de 70 ilhas nos 2.700km quadrados. O Delta do Parnaíba é o único delta das Américas que deságua no Oceano Atlântico.
No passeio tradicional a saída é do Porto dos Tatus, município de Ilha Grande distante 346km ao norte da capital Teresina. O guia turístico responsável pelos passeios explica o trajeto. “Percorremos o Tatus um pouco mais a frente pegamos o rio Parnaíba, onde fazemos o Igarapé dos Periquitos”, afirmou.
Ao redor do Delta, são 5 rios ao todo: Igaraçu e Parnaíba pelo lado piauiense. Caju, Tutoia e Carrapateira pelo lado do Maranhão.
No Igarapé dos Periquitos são 6km com vegetação de mangues com raízes aéreas, localpropicio para os caranguejos que são conhecidos como corredeiras ou sararás e outros são conhecidos como Uças, famoso nas mesas dos restaurantes. Segundo o guia, são 5 mil catadores trabalhando na região. Anualmente são 20 milhões de caranguejos retirados do Delta. 
No local, a pesca é uma das alternativas de sobrevivência por ser isolado da civilização. “Pegamos uns peixes para garantir o almoço para a família”, afirma Francisco das Chagas Silva, que é pescador na região.
O Rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras. Após conhecer o Delta, os turistas mostram satisfação com o que veem. “É um passeio que eu acho bonito, hoje é um dos pontos importantes e marcantes em Parnaíba. Em Portugal nós não encontramos isso. O Brasil é o Brasil”, declara um casal de turistas de Portugal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...