sábado, 10 de agosto de 2013

Seminário Demanda de Pesquisa realizado pela APA Delta do Parnaíba


Neste início de agosto, a CIA participou do Seminário de Demanda de Pesquisa na APA Delta do Parnaíba, ocorrido na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba. Esse encontro foi continuidade ao evento de pesquisa acontecido em 2012, com a intenção de apresentar as demandas de pesquisas na APA Delta do Parnaíba. Já esta segunda edição, teve como objetivo propor metodologias para responder a procura dos estudantes pela realização das pesquisas e pensar coletivamente a organização desses dados.
Na ocasião, pesquisadores, professores e coordenadores de diversas instituições que atuam na APA Delta do Parnaíba participaram, como: EMBRAPA; Universidade Federal do Piauí (UFPI), através dos cursos de Engenharia de Pesca, Economia e Turismo; Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o curso de Biologia, Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia – Cajuí; Instituto Tartarugas do Delta, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)  e Comissão Ilha Ativa (CIA), representada pela vice-presidente, Francinalda Rocha e as técnicas, Kesley Paiva e Liliana Souza.
A reunião teve início com apresentação dos participantes, seguido do histórico do Seminário em 2012 e linhas de pesquisa demandadas nos projetos já desenvolvidos e em realização na APA; e discutida a participação de alunos em projetos de pesquisa.
Em seguida houve a integração das instituições para a formação de parcerias e os projetos em que cada uma se enquadrava, na proposta de colaborar com as pesquisas na APA. E um dos principais encaminhamentos foi a realização bimestral de um fórum de pesquisa da APA Delta do Parnaíba.
Segundo a vice-presidente da Comissão Ilha Ativa-CIA, Francinalda Rocha, estabelecer contatos e integração com as diversas instituições é de fundamental importância para a troca de experiências, bem como para o fortalecimento e agregação de recursos no desenvolvimento das pesquisas.
 Comissão Ilha Ativa-CIA
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...